Getting your Trinity Audio player ready...
|
O Festival de Ano Novo Lunar caminha para a sua segunda edição nos próximos dias 03 e 04 de fevereiro trazendo como novidade para o público a participação das comunidades chinesa e japonesa, além da coreana, realizadora da edição de 2023.
A Praça Coronel Fernando Prestes, também conhecida como praça do metrô Tiradentes, sediará o evento idealizado pela Feira do Bom Retiro, das 10h às 20h, tanto no sábado quanto no domingo.
Seguindo o exemplo de países que já realizam festivais nestes moldes, como os Estados Unidos, a organização reforça a amizade, diplomacia, união e respeito entre as culturas mais populares no Brasil nos últimos anos.
Com atrações, atividades e expositores que agradarão dos mais jovens fãs de K-Pop àqueles mais interessados em conhecer um pouco do universo asiático, o evento já tem recebido, nas redes sociais, apoio e incentivo para seguir desta forma nos próximos anos.
A programação começou a ser divulgada no Instagram @feiradobomretiro desde a última sexta-feira, dia 26, e ao longo desta semana será publicado o cronograma com os horários de cada apresentação.
Confira os destaques de cada dia de Festival:
Sábado, 03 de fevereiro
Cerimônia de abertura: autoridades como o Prefeito Ricardo Nunes, o Cônsul-Geral da Coreia do Sul Insang Hwang, o representante do K-Town Byung Don Han (comitê responsável pela Feira do Bom Retiro), o Subprefeito da Sé Álvaro Batista Camilo, o Diretor-Geral do Centro de Assistência e Integração Chinês em São Paulo André Ye, e o presidente do Conselho Comunitário de Segurança do Bom Retiro Saul Nahamias foram convidados a discursar na cerimônia de abertura.
Samulnori Hanullim e StageBreaker: os grupos de percussão coreana e cover de K-Pop se juntarão para abrir as apresentações do palco e mostrar ao público a união entre as músicas coreanas tradicional e moderna. Eles também se apresentam no domingo.
Coral das Mães Coreanas: atração popular dos eventos da comunidade coreana, o coral é composto por senhoras entre 70 e 90 anos que cantarão músicas como Arirang (clássico da cultura coreana) e Se Essa Rua Fosse Minha, canção popular brasileira.
Dança Tradicional de Okinawa: conhecida como Eisa, a dança tradicional da ilha de Okinawa mostrará a sua composição de tambores, coreografias enérgicas e roupas típicas da região.
Simon In Kang: o cantor coreano já é conhecido do público que frequenta a Feira do Bom Retiro e levará ao Festival um repertório de músicas do Pop e Rock coreano. O cantor também se apresentará no domingo.
Dança do Dragão: uma das tradições do Ano Novo Lunar é a apresentação desta dança que será realizada pela Associação Taboão da Serra de Kung Fu Garra de Águia Lily Lau. Os dragões levarão pela Praça Coronel Fernando Prestes o agito e poder da figura mitológica que também é a que regerá este ano de 2024.
Tamashii Taiko: liderado por Douglas Hideki Nakamura, o nome do grupo reforça a ideia de sons vibrantes e milenares do Taiko (espírito do tambor, em tradução livre). Formado por mais de 10 integrantes, o Tamashii Taiko levará, no sábado e no domingo, tambores de diferentes tamanhos para tocar o gênero de percussão japonesa que faz parte da história cultural do país nipônico.
Samulnori Hanullim: o grupo mostrará ao público os instrumentos da percussão tradicional coreana, criados para fazer a música dos fazendeiros e tocados em aldeias para desejar boas colheitas. Cada um dos instrumentos que serão apresentados simbolizam as condições do tempo como chuva, vento, nuvens e trovão.
StageBreaker: os jovens com idade entre 18 e 22 anos debutaram no Festival da Cultura Coreana em 2022 e seguem em atividade. No Festival eles apresentarão hits do K-Pop de grupos como Aespa, BTS e StrayKids.
Domingo, 04 de fevereiro
Kendo: a arte marcial também tem espaço no Festival e o Kendo é uma das que serão apresentadas ao público. A luta de espadas japonesas é composta por técnicas de combate usadas por samurais e tem como objetivo o relacionamento sincero e o autoaperfeiçoamento.
Line Dance: para dançar não tem idade e isso é visto neste grupo composto por coreanas da 3ª idade. As senhoras que quebram tabus apresentarão ao público a técnica de dança conhecida por estimular o corpo e as articulações.
Dança do Leão: A Associação Taboão da Serra de Kung Fu Garra de Águia Lily Lau também se apresentará no domingo com a dança do leão que, segundo a tradição, afasta os espíritos malignos e propicia um ambiente alegre para comemorações.
Academia Liberdade: à frente da primeira e mais tradicional academia de Taekwondo do Brasil está o mestre Kim, que levará sua equipe de demonstração da arte marcial coreana focada em técnicas de chute e quebramento.
Joe Hirata: com mais de 25 anos de carreira, o cantor japonês já foi jurado do Canta Comigo ao lado de Gugu Liberato e coleciona participações em programas como o de Jô Soares, Fantástico e The Noite com Danilo Gentili. Joe subirá ao palco para mostrar o que o fez ser ganhador do maior concurso musical do Japão realizado pelo canal NHK.
Instituto Confúcio da Unesp: a principal instituição de ensino do mandarim no Brasil levará os alunos Luciana Kawamura e Joachim Emídio para cantar músicas tradicionais e representativas da cultura chinesa.
A programação ainda inclui blocos de random play dance (refrãos de músicas de K-Pop que tem como objetivo testar o conhecimento dos participantes em relação às coreografias), quizzes sobre música asiática e a festividade de ano novo lunar.
O evento também oferecerá workshops de recorte de papel chinês, dobradura em papel crepom e com técnicas coreanas, atividades de caligrafia coreana e chinesa e sessões de jogos tradicionais coreanos. Todas as atividades são gratuitas.