Getting your Trinity Audio player ready...
|
A Corte Constitucional da República Democrática do Congo (RDC), em 9 de janeiro de 2024, divulgou o resultado final das eleições presidenciais naquele país, anunciando a vitória do Presidente Félix Tshisekedi para um novo mandato de cinco anos.
Ao desejar pleno êxito ao presidente reeleito, o Brasil manifesta disposição de seguir aprofundando as relações com a República Democrática do Congo, em prol do desenvolvimento de ambos os países, da promoção da cooperação Sul-Sul e do combate à pobreza, à fome e à crise climática.
A República Democrática do Congo é o segundo maior país da África e o quarto mais populoso do continente. Brasil e República Democrática do Congo, detentores das maiores florestas tropicais do mundo, têm atuado conjuntamente em diversos fóruns e assinaram o comunicado “Unidos por Nossas Florestas”, em agosto de 2023, durante a Cúpula da Amazônia, realizada em Belém, quando o presidente Félix Tshisekedi se encontrou com o presidente Lula.
Félix Tshisekedi
Felix Tshisekedi, nasceu em 13 de junho de 1963, em Kinshasa, apenas três anos depois de a RDC ter conquistado a sua independência da Bélgica. Ele se identifica com o povo Luba.
Em 1985, Tshisekedi trabalhou e viveu em Bruxelas, Bélgica, onde se tornou um participante ativo na ala belga da União para a Democracia e o Progresso Social (UDSP), o partido político mais poderoso da RDC.
Após retornar ao seu país de origem, foi nomeado Secretário Nacional de Relações Exteriores da UDSP. O extenso envolvimento de Tshisekedi com o partido levou-o a tornar-se vice-secretário-geral em 2016 e, em 2018, tornou-se o principal líder do UDSP.
Em 2018, o político obteve a maioria dos votos nas eleições presidenciais subsequentes e foi empossado em 24 de janeiro do ano seguinte. Tshisekedi tornou-se o quinto presidente do país e o primeiro presidente a fazer uma transição pacífica para o poder.