As atividades da comunidade nipo-brasileira do Distrito Federal foram retomadas com a Feira do Japão, realizada no último final de semana, dias 5, 6 e 7, no Clube do Congresso, no Lago Norte, à beira do Lago Paranoá, em Brasília. A feira é uma iniciativa da Federação das Associações Nipo-Brasileiras do Centro-Oeste e a embaixada do Japão.
A cerimônia oficial de abertura do evento se realizou sábado, dia 6 e contou com a presença do embaixador do Japão, Akira Yamada, e do ministro da Justiça, Anderson Torres, representantes do corpo diplomático e convidados.
Na oportunidade, o embaixador Akira Yamada lembrou que os japoneses superaram muitos desafios e têm contribuído para o desenvolvimento do Brasil e para a promoção da cultura japonesa de diversas maneiras. Exemplificou que, como uma dessas atividades, os Festivais do Japão têm sido realizados em todo o Brasil.
Despedida – Akira Yamada retorna ao Japão dia 23 deste mês, depois de cumprir sua missão como diplomata no Brasil. “Estou muito feliz por poder participar de um evento tão maravilhoso, no fim de minha missão no Brasil”, comentou. Ele manifestou sua gratidão a todos pelo apoio e cooperação. “Espero que esta feira continue a crescer cada vez mais”, afirmou.
O diplomata ressaltou que, através da feira, deseja que o intercâmbio cultural entre o Japão e o Brasil se intensifique cada vez mais e que muitas pessoas se familiarizem com a cultura japonesa.
Orgulho – Em Brasília, o festival (hoje feira) começou há nove anos em um espaço da Escola Modelo de Língua Japonesa de Brasília. “Estou muito satisfeito e orgulhoso de ver que isso se desenvolveu em um evento cultural típico de Brasília, amado por muitos brasilienses”, afirmou o diplomata. Ele acredita que a feira é uma oportunidade “maravilhosa” para que as pessoas conheçam a cultura japonesa.
Este ano, a embaixada do Japão montou um stand que ofereceu a culinária japonesa, como yakisoba, sashimis e tempurás, e degustações de saquê, sob o comando do chef oficial da cozinha da embaixada. Foram montadas exposições de quadros de desenhos e do tradicional koto (instrumento musical tradicional do Japão, com cordas dedilhadas, semelhante a uma grande cítara) e sobre os Jogos Olímpicos e Paraolímpicos de Tóquio 2020 e a respeito de diversas informações sobre bolsas de estudos e turismo no Japão.
Tooro Nagashi – Várias barracas venderam comida japonesa, houve apresentações musicais, de dança e cultura Pop do Japão. No domingo, foi realizada a Tooro Nagashi, lembrando desta vez às vítimas da pandemia Covid-19. É uma bela e delicada homenagem aos antepassados, por meio de lanternas flutuantes, o caminho do descanso é iluminado alastrando a paz. “A cultura japonesa é muito diversificada”, explicou o embaixador Akira Yamada.