Getting your Trinity Audio player ready...
|
Na próxima semana, entre os dias 23 e 25 de janeiro, a FAMBRAS Halal, primeira certificadora Halal do Brasil, estará na cidade de Meca, na Arábia Saudita, participando da primeira edição do Fórum Halal de Meca. O evento foi organizado pela Islamic Chamber Halal Services e pela Manafea Holding e conta com o apoio do Ministério do Comércio Saudita e da Organização para a Cooperação Islâmica (OIC) – organização intergovernamental que reúne 57 países, todos com expressiva população islâmica, do Oriente Médio, África, Ásia, América do Sul, e Europa.
Haverá mais de 40 workshops, 10 painéis de discussão e 200 expositores com oportunidades para parcerias e colaborações em vários setores. Uma programação à altura da força do mercado Halal: com base no Relatório do Estado da Economia Islâmica Global 2023/24, ele movimentou, em 2022, cerca de US$ 2,29 trilhões nos segmentos de alimentação, fármacos, cosméticos, moda, entretenimento e turismo. Este volume representa um crescimento anual de 9,5% em relação a 2021.
De acordo com o diretor de inteligência comercial da FAMBRAS Halal, Omar Chahine, a certificadora terá um estande e apresentará aos visitantes como a FAMBRAS Halal atua no Brasil e na América Latina. “Nosso processo é pensado para conquistar a confiança não só do cliente que deseja certificar seus produtos, mas principalmente do consumidor muçulmano. Seguimos padrões muito rigorosos, oferecemos rastreabilidade e uma experiência de mais de 40 anos de mercado”, diz.
O diretor acredita que a participação no Fórum Halal de Meca também será importante para estreitar o relacionamento com entidades religiosas, governamentais e acreditadoras, além de atrair novos clientes que desejam ingressar no mercado islâmico utilizando o certificado da Fambras HALAL. “Nossa meta para 2024 é crescer aproximadamente 25% em número de empresas certificadas”
No dia 25 de janeiro, o presidente da FAMBRAS Halal, Mohamed Zoghbi – que também fará parte da comitiva da certificadora junto a Chahine, o diretor de relações internacionais, Nizar Ghandour, e o diretor de assuntos religiosos, Sheik Essadik El Otmani – fará uma apresentação durante o painel com o tema “Inovação: acompanhando as demandas do mercado e as tendências de sustentabilidade – O futuro da indústria alimentar Halal “.
Zoghbi apresentará um breve perfil da FAMBRAS Halal e os investimentos que têm sido feitos no que tange à tecnologia, buscando as melhores soluções para incrementar a transparência e a rastreabilidade. Falará, ainda, sobre todo o trabalho social viabilizado pela certificadora visando às populações que vivem em situação de vulnerabilidade social aqui no Brasil – ações da Agenda ESG.
Sobre a FAMBRAS Halal
A FAMBRAS Halal, primeira instituição certificadora Halal do Brasil, está em operação desde 1979. É líder de mercado, atua em toda a América Latina, e realiza auditorias, abate, inspeção, supervisão de produtos e implantação do Sistema de Garantia Halal junto a empresas interessadas em comercializar seus produtos especialmente para os países islâmicos.
Trata-se de um mercado crescente que, com base no Relatório do Estado da Economia Islâmica Global 2023/24, movimentou, em 2022, cerca de US$ 2,29 trilhões nos segmentos de alimentação, fármacos, cosméticos, moda, entretenimento e turismo. Este volume representa um crescimento anual de 9,5% em relação a 2021.
Existem cerca de 1,9 bilhão de muçulmanos no mundo. Este número poderá alcançar 2,2 bilhões até 2030. Se a estimativa se confirmar, o Islam será praticado por 25,8% da população mundial – o que fará com o que o mercado Halal cresça ainda mais.
Fonte: FAMBRAS Halal.