A Força Aérea Brasileira (FAB) e a empresa da Coreia do Sul Innospace, representada pela Innospace do Brasil, assinaram um contrato, dia 29 de setembro, na sede do Comando da Aeronáutica (COMAER), em Brasília (DF). O documento tem como objetivo a disponibilização de bens e serviços para lançamentos de veículos espaciais a partir da área 1, conhecida como área da SISPLAT/VLS, do Centro Espacial de Alcântara (CEA), no estado do Maranhão.
Participaram do ato o Comandante da FAB, Tenente-Brigadeiro do Ar Carlos de Almeida Baptista Junior; o Embaixador da Coreia do Sul, Lim Ki-Mo; integrantes do Alto-Comando da Aeronáutica; Oficiais-Generais; o Presidente e Ceo da Innospace, Soo Jong Kim; dentre outros representantes da empresa sul-coreana.
O contrato é consequência do Edital de Chamamento Público da Agência Espacial Brasileira (AEB), de 22 de maio de 2020, e possui vigência de cinco anos, podendo ser prorrogado por até igual período.
O documento foi assinado por intermédio do Comando da Aeronáutica, representado pelo Presidente da Comissão de Coordenação e Implantação de Sistemas Espaciais (CCISE) e Chefe do Centro Conjunto de Operações Aéreas (CCOA), Brigadeiro do Ar Francisco Bento Antunes Neto.
Segundo o Tenente-Brigadeiro Baptista Junior, a Força Aérea tem, por meio do CEA, investido nas atividades de preparo e lançamento de veículos espaciais, visando à melhoria na capacitação dos recursos humanos e à otimização dos processos utilizados, de modo a tornar as atividades espaciais menos dependentes do orçamento da União.
O Presidente e CEO da Innospace, Soo Jong Kim, agradeceu a colaboração e a parceira com a FAB. “Hoje é um grande dia. Obrigado por todo o apoio e pela grande oportunidade. Estamos realizando um grande voo comercial”, disse.
Já o Embaixador da Coreia do Sul, Lim Ki-Mo, ressaltou que as duas nações já cooperam em várias áreas e compartilham ideias inovadoras. “Em particular, na ciência e na tecnologia, a Coreia do Sul e o Brasil reforçam a vontade de ampliar a indústria aeroespacial, que tem sido considerada um campo promissor”, frisou.
Fotos: Sargento Viegas e Sargento P. Silva / CECOMSAER
Deixe seu comentário