Getting your Trinity Audio player ready...
|
Em cartaz até o dia 20 de novembro na Galeria Fayga Ostrower, do Eixo Cultural Ibero-Americano (antiga Funarte), a mostra fotográfica “Resiliência – Histórias de mulheres que inspiram mudanças” apresenta 17 fotógrafos de 13 nacionalidades, premiados nos concursos da organização independente World Press Photo entre 2000 e 2021. A entrada é gratuita.
Uma realização da Embaixada dos Países Baixos com apoio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa (Secec), junto ao Escritório de Assuntos Internacionais (EAI) do GDF, a mostra reúne obras de beleza realista impactante, que evidenciam a evolução do olhar fotojornalístico na forma de retratar as mulheres e suas narrativas no século 21.
As narrativas, contadas por meio das fotografias premiadas, revelam como as questões de gênero evoluíram no século XXI e como o fotojornalismo progrediu em sua forma de retratar essas mulheres e suas histórias. A exposição inclui ainda fotografias de Finbar O’Reilly, Maika Elan, Catalina Martin-Chico, Pablo Tosco, Olivia Harris, Terrell Groggins, Jonathan Bachman, Heba Khamis, Daniel Berehulak, Robin Hammond, Diana Markosian, Jan Grarup, Magnus Wennman, Irina Werning, and Fulvio Bugani.
A exposição reflete o compromisso dos Países Baixos com os direitos das mulheres, à igualdade de gênero e a justiça, fundamentais na defesa de sociedades harmônicas. Mulheres em todo o mundo enfrentam desigualdades profundamente arraigadas, que as mantém sub-representadas em papéis políticos e econômicos.
“A exposição “Resiliência – histórias de mulheres que inspiram mudanças” transmite o compromisso dos Países Baixos com os direitos das mulheres, a igualdade de gênero e a justiça. Vozes múltiplas, documentadas por 17 fotógrafos, oferecem maior compreensão sobre como as mulheres e os desafios relacionados ao gênero evoluíram no século 21. A violência contra as mulheres prevalece como uma grave questão global de saúde e proteção”, afirma André Driessen, embaixador dos Países Baixos.
Em 2021, em todo o mundo, as mulheres representavam apenas 26,1% de cerca de 35.500 bancadas parlamentares, apenas 22,6% de mais de 3.400 ministérios, e 27% de todas as posições de gerência. A violência contra as mulheres prevalece como uma grave ameaça global e um problema de segurança.
Serviço:
Exposição Resiliência – Histórias de mulheres que inspiram mudanças
De 04 a 20/11
Endereço: Eixo Cultural Ibero-americano na galeria Fayga Ostrower. Eixo Monumental –
Setor de Divulgação Cultural Lote 02, (antiga Funarte) Brasília – DF
Funcionamento: De terça a domingo, das 12h às 18h e aos finais de semana das 10h às 18h.