Como parte das celebrações do Bicentenário da Independência do Brasil, Lisboa recebe a exposição “Outras Lembranças, Outros Enredos”, entre 16 de novembro e 18 de dezembro. A abertura, na noite desta terça-feira (15), teve a participação do ministro de Negócios Estrangeiros de Portugal, João Gomes Cravinho.
A mostra, na Cordoaria Nacional, conta com mais obras da Coleção Teixeira de Freitas. Segundo a organização, “os curadores Bernardo Mosqueira e Luiza Teixeira de Freitas propõem uma narrativa disruptiva sobre a relação entre Brasil e Portugal num mundo globalizado”.
“Outras Lembranças, Outros Enredos” é organizada pelo Ministério dos Negócios Estrangeiros. A exposição, composta por mais de 200 obras de cerca de 150 artistas de todo o mundo, pretende estimular novos diálogos e pontos de vista para pensar a relação histórica e contemporânea entre Portugal e o Brasil.
São cinco leituras, com ensaios, coreografias e experimentos. A exposição evoca obras artísticas de contextos políticos, econômicos e sociais, sendo a primeira vez que a coleção será apresentada de uma forma tão completa, em Portugal.
A intenção é proporcionar diálogos entre diferentes perspetivas, que propõem aos visitantes refletirem sobre as novas formas de pensar o passado, para a construção de um novo olhar para o futuro.
Deixe seu comentário