A exposição “Niemeyer – Dança por Vega”, do fotógrafo espanhol Juan Carlos Vega, pode ser apreciada no Instituto Cervantes até o dia 28 de maio. São várias fotografias em preto e branco de bailarinos de Brasília dançando sobre monumentos criados pelo arquiteto Oscar Niemeyer em Brasília.
A mostra foi aberta, quinta-feira, 28, com apresentação do Grupo de Bailarinos de Brasília, no Instituto Cervantes. Na ocasião, o embaixador da Espanha no Brasil, Fernando García Casas, disse que a abertura da exposição indica a retomada à vida e citou Oscar Niemeyer, o autor dos monumentos fotografados com os bailarinos, como “um magnífico arquiteto”.
Harmonia – A diretora do Instituto Cervantes, Raquel Romero Guillemas, afirmou que as fotografias trazem imagens distintas. “O olho do fotógrafo faz com que os edifícios tomem dimensões completamente diferentes. A exposição apresenta a evolução dos bailarinos em fotografias, em movimentos e quietude”, explicou, lembrando que a dimensão das imagens é harmônica, combinando arquitetura com linhas e sombras.
Para o fotógrafo Juan Carlos Vega, arquitetura, dança e fotografia são três artes que se convertem e se complementam. Lembrou que 29 de abril é o Dia Internacional da Dança e que as fotografias ajudam a difundir a arte do ballet. Nascido em Astúrias, Juan Carlos vive em Madri e trabalha especialmente com imagens de moda, arte, dança e arquitetura.
Comemoração – A exposição faz parte das comemorações de Brasília, Capital Ibero-americana das Culturas 2022, título concedido pela Assembleia Geral da União de Cidades Capitais Ibero-Americanas, em novembro de 2021, em Madri.
As fotografias da mostra “Niemeyer – Dança por Vega” foram feitas durante as viagens de Juan Carlos Vega à capital brasileira em 2021 e 2022. Há imagens dos bailarinos dançando no Museu da República, Palácio do Planalto, Palácio da Justiça, dentre outros edifícios. Cada fotografia tem cópias limitadas e estão à venda para interessados.
A exposição, realizada em parceria entre a Secretaria de Estado de Turismo do Distrito Federal e da Embaixada da Espanha, pode ser vista no Instituto Cervantes de Brasília, na 707/907 Sul, de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h, até dia 28 de maio.