Getting your Trinity Audio player ready...
|
Em comemoração aos 50 anos do estabelecimento das relações diplomáticas entre Brasil e China, a exposição “Laços: Belo Brasil, Bela China” será realizada de 6 a 15 de agosto no Salão Negro do Congresso Nacional. A mostra, organizada pelo Grupo Parlamentar Brasil/China da Câmara dos Deputados em parceria com a Embaixada da China no Brasil, conta com o fomento do Ibrachina, Instituto Sociocultural Brasil-China.
Thomas Law, presidente do Ibrachina e da Coordenação Nacional das Relações Brasil/China do Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil, ressalta a importância do evento: “A celebração desses 50 anos de amizade e colaboração entre Brasil e China é um marco significativo para ambos os países. Apoiamos com entusiasmo esta exposição, que não só relembra o passado, mas também fortalece os laços futuros entre nossas nações.”
A exposição contará com 30 painéis que traçam a trajetória das relações bilaterais, presentes protocolares de autoridades chinesas, além de objetos da cultura popular regional brasileira. Um dragão chinês de papel e um boi brasileiro de tecido em grandes dimensões também serão destaque, representando a fusão cultural dos dois países. Ana Prestes, responsável pela curadoria da exposição, comenta: “Nosso objetivo é proporcionar uma imersão nas tradições e nas conquistas que Brasil e China alcançaram juntos ao longo de meio século. Cada elemento foi cuidadosamente escolhido para refletir essa jornada compartilhada.”
O Deputado Federal Daniel Almeida (PCdoB/BA), presidente do Grupo Parlamentar Brasil China da Câmara dos Deputados, enfatiza a relevância política e cultural da exposição: “Este evento no Congresso Nacional é uma oportunidade única de celebrar e refletir sobre a importância da parceria Brasil-China. É um momento de reconhecimento das conquistas e de planejamento para um futuro ainda mais promissor entre nossos países.”
A programação da exposição inclui a abertura oficial para o público no dia 6 de agosto de 2024. No dia 13 de agosto, às 16h, será realizada uma cerimônia especial com a presença de autoridades brasileiras e chinesas, destacando a relevância das relações bilaterais e celebrando meio século de cooperação.
A exposição será finalizada no dia 15 de agosto, às 14h, com uma sessão solene no Plenário da Câmara dos Deputados para marcar o Dia Nacional da Imigração Chinesa no Brasil. Este ano, a sessão será realizada de forma conjunta pela Câmara dos Deputados e pelo Senado Federal, numa colaboração entre a Frente Parlamentar Brasil/China do Congresso Nacional, presidida pelo Deputado Federal Fausto Pinato (PP/SP); o Grupo Parlamentar Brasil/China da Câmara dos Deputados, presidido pelo Deputado Federal Daniel Almeida (PCdoB/BA); e o Grupo Parlamentar Brasil/China do Senado Federal, presidido pelo Senador da República Nelsinho Trad (PSD/MS), no contexto interinstitucional da União Nacional de Articulação Brasil/China, a Unabrac.
Serviço
Exposição “Laços: Belo Brasil, Bela China”
Mote temático: 50 anos do Estabelecimento das Relações Diplomáticas Brasil China
Período: 6 a 15 de agosto de 2024
Local: Salão Negro do Congresso Nacional, Brasília
Entrada: Gratuita
Encerramento da exposição: 15 de agosto, em conjunto com a Sessão Solene pelo Dia Nacional da Imigração Chinesa no Brasil, no Plenário da Câmara dos Deputados. Uma Sessão Conjunta do Congresso Nacional, envolvendo a Câmara dos Deputados e o Senado Federal, por suas frentes e grupos do tema.
Sobre o evento
Com a curadoria de Ana Prestes, a Exposição “Laços: Belo Brasil, Bela China – Em Comemoração aos 50 anos do Estabelecimento das Relações Diplomáticas Brasil China” é uma realização do Grupo Parlamentar Brasil-China da Câmara dos Deputados do Brasil e da Embaixada da China no Brasil; com a execução de Publicações Pictóricas da China do Grupo de Comunicações Internacionais da China, da Academia de Estudos Contemporâneos da China e do Mundo, da Contra Regras Produção e Comunicação e da Brio Ecodesign; o fomento do Instituto Sociocultural Brasil/China – Ibrachina, da XCMG Brasil e da SinoLac; com apoio do Centro de Intercâmbio Cultural Sino-Latinoamericano, do Fórum de Desenvolvimento Brasil China, da Coordenação Nacional das Relações Brasil/China do Conselho Federal da OAB, do Instituto Global ESG e da Promarc/Elite Led.