Neste sábado (16), um evento no Cristo Redentor homenageou a Itália. A iniciativa faz parte das ações pelos 90 anos do famoso monumento no Rio de Janeiro.
O “Dia da Itália” foi organizado pelo Consulado da Itália no Rio de Janeiro, a Arquidiocese de São Sebastião do Rio de Janeiro e o Santuário do Cristo Redentor. A comemoração incluiu homenagens e iluminação do monumento com as cores da bandeira italiana.
Contudo, o acionamento da iluminação foi feito diretamente de Roma pela filha do cientista italiano Guglielmo Marconi, Elettra Marconi Giovanelli. O motivo para isso é a ligação dele com a estátua brasileira. Em 12 de outubro de 1931, na inauguração do Cristo Redentor, foi Marconi quem mandou o impulso elétrico para acionar a iluminação.
Estiveram presentes o cônsul-geral da Itália no Rio, Paolo Miraglia Del Judice, prefeitos das duas cidades italianas e a embaixadora do Brasil na Tunísia, Márcia Maro da Silva, representando o Ministério das Relações Exteriores do Brasil.
Além das cores verde, branco e vermelho projetadas no monumento, foi inaugurado um busto de Marconi no patamar inferior do Santuário do Cristo Redentor, sendo a peça doada pela cidade de Sasso Marconi.
A homenagem também ocorreu do outro lado do oceano, em Maratea, comuna italiana que possui uma estátua de Cristo. A estrutura italiana foi iluminada com as cores da bandeira brasileira ao mesmo tempo da cerimônia no Rio.