Getting your Trinity Audio player ready...
|
Em nota divulgada pelo Ministério das Relações Exteriores, os Estados Unidos da América reafirmaram seu compromisso com o povo haitiano permanece e apoio aos esforços internacionais em curso para implantar uma missão de Apoio à Segurança Multinacional para o Haiti, conforme solicitado pelo país caribenho e autorizado pela Resolução 2699 do Conselho de Segurança da ONU.
Os Estados Unidos reconhecem a decisão do Supremo Tribunal da República do Quénia relativamente ao destacamento da polícia queniana em apoio à missão de apoio à segurança multinacional no Haiti e a intenção declarada do Governo do Quénia de contestar esta decisão.
É urgente que a comunidade internacional responda aos níveis sem precedentes de violência dos gangues e às forças desestabilizadoras que atacam o povo haitiano. Ao mesmo tempo, os Estados Unidos apelam à restauração da ordem democrática através de um processo político inclusivo no Haiti.
A nota afirma também que o país norte americano vai apelar às partes interessadas haitianas para que cheguem a um consenso sobre a partilha de poder e a governação inclusiva, sendo que o único caminho legítimo para a paz e a estabilidade a longo prazo é através de eleições livres e justas.
Fonte: Ministério das Relações Exteriores dos Estados Unidos.