Getting your Trinity Audio player ready...
|
O governo dos Estados Unidos, por meio da Agência para o Desenvolvimento Internacional (USAID), doará US100 mil (aproximadamente R$ 750 mil) em assistência imediata para ajudar as pessoas atingidas pelas enchentes no Estado da Bahia. O anúncio foi feito nesta sexta-feira (7) no site oficial da Agência.
Conforme destacou o encarregado de negócios Douglas Koneff “as equipes da Embaixada e dos Consulados dos EUA no Brasil ficaram comovidas com a situação crítica enfrentada por tantas famílias na Bahia. Os EUA se sentem comprometidos e honrados em poder ajudar com algumas das necessidades imediatas destas famílias”.
Parceira da embaixada dos Estados Unidos, a Agência Adventista de Desenvolvimento e Recursos Assistenciais (ADRA) irá distribuir itens de assistência, incluindo kits de limpeza e higiene, como vassouras, baldes, panos de limpeza, água sanitária, esfregões e detergente. Por sua vez, a Cáritas Brasileira, que também opera em parceria com o governo americano vai entregar às famílias desabrigadas itens como, roupa de cama, utensílios de cozinha e kits de higiene.
“O cenário na Bahia é preocupante e a USAID está feliz por ter a oportunidade de ajudar essas famílias a superarem este importante segundo e reconstruirem suas vidas”, pontuou Ted Gher, Diretor da USAID Brasil.
Equipes de especialistas em desastres do Brasil e dos EUA monitoram o cenário para decidir sobre os diferentes tipos de assistência. São mais de 800 mil pessoas desabrigadas em consequência das enchentes.
A relação de colaboração norte-americana com o estado brasileiro é muito boa. Em outubro de 2021, foi assinado um Memorando de Entendimento de 2021 entre a Bahia e a Embaixada e Consulados dos EUA visando fortalecer a cooperação bilateral em áreas de interesse mútuo.