Por causa da pandemia de Covid-19., a emissão de novos vistos para alguns países esteve praticamente interrompida desde maio de 2020. Os Estados Unidos estabeleceram diversas restrições para viajantes provenientes do Brasil.
A principal delas foi a proibição de entrada para quem tivesse passado pelo Brasil nas últimas duas semanas antes do ingresso em território americano. Nesta terça-feira (26), foi anunciada a retomada do atendimento nos consulados e Embaixada, com a emissão de novos vistos para brasileiros ainda este ano.
Os agendamentos serão retomados em 8 de novembro, mas fila de espera para agendamentos deve “aumentar muito”. Antonio Agnone, chefe da seção consular da embaixada americana, à Folha de São Paulo: “Estamos fazendo todo o possível para aumentar a disponibilidade, mas a fila pode aumentar e, quando abrimos novas vagas, diminuir. É importante que a pessoa volte sempre para o sistema de agendamento”.
Durante a maior parte da pandemia, para entrar nos EUA, os brasileiros com visto válido precisavam cumprir quarentena por 14 dias em um terceiro país que não fosse alvo das restrições americanas, como o México.
Nos últimos meses ão era possível realizar agendamento para fazer a entrevista para obtenção de visto para 2021, pois não havia vagas. Os interessados podiam escolher datas em 2022 ou nos anos seguintes.
Além disso, a embaixada norte-americana anunciou nesta terça-feira as novas regras para entrada no país. A partir de 8 de novembro todo visitante precisa apresentar um comprovante de vacinação antes de embarcar. Serão aceitos os imunizantes aprovados pelas autoridades sanitárias dos EUA e pela OMS (Organização Mundial da Saúde), o que abarca todas as marcas aplicadas no Brasil. Para os menores de 18 anos, a exigência é apresentar um teste PCR negativo para Covid antes do embarque.
(1/ 4) Hoje (25), a Administração Biden divulgou os detalhes sobre a nova política de viagens aéreas internacionais, que exige que os viajantes estrangeiros para os Estados Unidos sejam totalmente vacinados a partir de 8 de novembro. pic.twitter.com/8DcnFe2p2o
— Embaixada EUA Brasil (@EmbaixadaEUA) October 25, 2021