O presidente americano, Joe Biden, vai organizar uma cúpula com líderes africanos para mostrar seu compromisso com o continente. Durante viagem à Nigéria, seu secretário de Estado, Antony Blinken, fez o anúncio na sexta-feira (19), no início de sua viagem pelo continente.
“O presidente Biden planeja organizar uma cúpula entre os Estados Unidos e os líderes africanos para impulsionar uma diplomacia de alto nível e um compromisso que podem transformar as relações e tornar a cooperação mais eficaz”, afirmou Blinken em um discurso em Abuja, capital da Nigéria, sem dar detalhes sobre a data. Ele iniciou sua primeira visita à África desde que foi nomeado Secretário de Estado, tendo passado também pelo Quênia.
O anúncio coincide com a identificação do aumento dos investimentos da China nesta região. O governo chinês organizou um encontro de alto nível para este mês no Senegal, país da África Ocidental, ao qual Blinken chegou na noite de sexta-feira.
Aliados dos Estados Unidos, como França, Reino Unido e Japão, organizam regularmente encontros com líderes africanos. Em outros discursos, ficou evidenciada a vontade do governo de Biden de restaurar os laços diplomáticos de Washington com a África.
Blinken afirmou que a cúpula promovida pelos EUA pretende “transformar a relação com África e tornar possível uma cooperação eficaz”. Esse nova relação abordaria diversas frentes, como a segurança, a luta contra a pandemia e as mudanças climáticas. O diplomata norte-americano disse que seu país pretende “tratar África como a potência geopolítica que é”.
Em uma indireta ao modelo de investimentos da China nos países africanos, afirmou: “As infraestruturas de outros países vêm com dívidas impossíveis de pagar, nós queremos fazer as coisas de maneira diferente”, afirmou o Secretário de Estado.
Deixe seu comentário