Getting your Trinity Audio player ready...
|
Secretária de Estado da Eslovênia, Melita Gabrič, recebeu uma delegação da Comissão dos Negócios Estrangeiros da Assembleia Nacional da Sérvia, que se encontra em visita oficial ao país.
Na ocasião, expressou suas condolências aos convidados pelo trágico acidente na estação ferroviária de Novi Sad, que ceifou muitas vidas. Em seguida, discutiram as relações bilaterais, o alargamento da UE e outras questões internacionais atuais.
Esta é a primeira visita de uma delegação parlamentar sérvia da Comissão dos Negócios Estrangeiros desde a criação da Assembleia Nacional Sérvia. A Secretária de Estado Gabrič e a chefe da delegação sérvia, a presidente da comissão, repredentada por Marina Raguš, concordaram que as relações entre a Eslovênia e a Sérvia são frutuosas e dinâmicas, o que também é apoiado pela dimensão parlamentar da cooperação.
Durante o encontro, falaram sobre a recente visita do Ministro Đurić à Eslovênia, que abriu caminho para uma cooperação reforçada a nível político. “A Sérvia é um importante parceiro económico e um interveniente regional na nossa vizinhança imediata”, sublinhou o Secretário de Estado Gabrič.
Sobre as questões pendentes da sucessão na ex-Iugoslávia, ela lembrou que, vinte anos após a entrada em vigor do Acordo sobre Questões de Sucessão, chegou o momento de levar esta questão a uma conclusão bem sucedida. Uma parte importante do debate centrou-se na perspectiva europeia da Sérvia e no pacote de alargamento recentemente anunciado.
A Secretária de Estado reiterou o apoio da Eslovênia ao progresso da Sérvia rumo à UE e sublinhou a importância de acelerar a implementação de reformas como condição para a adesão à UE.
Debateram também o processo de normalização das relações com o Kosovo, que é crucial para a estabilidade dos Balcãs Ocidentais e trocaram opiniões sobre a situação actual na comunidade internacional.
Fonte: Governo da Eslovênia.