A Universidade de Brasília completa 61 anos em abril e recebe uma obra de arte de presente nesta semana. Escultura do professor e artista cubano José Villa Soberón vai ser inaugurada, na manhã desta sexta-feira (28), entre o prédio da Reitoria e o Memorial Darcy Ribeiro. A entrega à comunidade vai ocorrer logo após solenidade a ser realizada, às 10h do mesmo dia, no auditório da Reitoria.
A inauguração da obra vai contar com a presença do autor, que lidera a residência artística Cuba, Darcy e sua UnB e participa da programação do encontro Convida Latina, promovido pela Casa da Cultura da América Latina (CAL). A reitora da UnB, Márcia Abrahão, e representantes de embaixadas também têm presenças confirmadas.
Natural de Santiago de Cuba, Soberón é vencedor de prêmios internacionais e tem esculturas instaladas em Havana no portfólio. De acordo com as informações da residência artística, o trabalho dele “transita da figuração subjetiva ao abstracionismo concreto. Suas obras costumam ter larga escala e impressionam pela solidez e consistência que empenham”.
A visita do artista é fruto de diálogos entre a Reitoria, a Vice-Reitoria, a Diretoria de Difusão Cultural do Decanato de Extensão (DDC/DEX/UnB), a Faculdade de Tecnologia (FT) e a Embaixada de Cuba. A comunicação foi fortalecida desde o ano passado, quando se comemoraram os 60 anos da UnB e o centenário de Darcy Ribeiro.
Inauguração de escultura
José Villa Soberón
Entre o Memorial Darcy Ribeiro (Beijódromo) e a Reitoria da UnB
Solenidade de entrega, a partir das 10h, no prédio da Reitoria