O presidente do Equador Guillermo Lasso, e o presidente da Conmebol, Alejandro Dominguez, revisaram os avanços dos protocolos, bem como as ações tomadas para manter a segurança dos torcedores e das equipes participantes da final da Copa Libertadores da América, que entrarão em vigor no próximo 29 de outubro na cidade de Guayaquil, onde está localizado o principal porto do Equador.
Em Guayaquil, foi instalado um posto de comando unificado, no qual a partir de um convênio com a Conmebol, as autoridades estarão a par do andamento do evento, com linhas de ação de segurança, equipes de saúde, facilidades turísticas, mobilidade de torcedores e delegações.
Dentro das ações previstas, está a execução de um plano de segurança elaborado pela Polícia Nacional do Equador em coordenação com a Conmebol, com a Federação Equatoriana de Futebol e o Governo Nacional, dentro do qual está prevista a disponibilização de um efetivo de 10.000 policiais do Equador, para garantir a ordem e a paz das zonas de intervenção.
Medidas associadas de atenção à saúde serão realizadas através de um protocolo de resposta previsto pelo Ministério de Saúde Pública, além de uma ampla operação nos aeroportos com um acréscimo significativo nas equipes de migração, garantindo a segurança cidadã e a agilidade na entrada e na saída do país.
Além disso, nessa semana o Equador eliminou a obrigatoriedade de apresentação de requisitos sanitários em relação à Covid-19 para o ingresso ao pais, inclusive para viagens às Ilhas Galápagos. De acordo com a disposição do COE, a partir do dia 20 de outubro, nenhum viajante é obrigado a apresentar a carteira de vacinação, nem teste PCR negativo ou de antígeno.
Quanto ao alojamento das dezenas de milhares de visitantes e para compensar uma possível saturação da capacidade hoteleira em Guayaquil, as autoridades responsáveis previram a utilização da oferta de hospedagem nas cidades vizinhas, caracterizadas por serem turísticas, com acomodações disponíveis nos balneários de Santa Elena ou nas cidades de Cuenca, Manta e Machala.
As informações aqui presentes foram comunicadas à Embaixada do Brasil no Equador, através de uma reunião com o Ministério do Esporte, que é uma das entidades responsáveis pela coordenação desse evento esportivo, assim como a Chancelaria Equatoriana.
Para prestar apoio aos torcedores, a Chancelaria do país designou um ponto focal em Guayaquil, que pode ser contactado através do telefone celular +593 983191703 e do WhatsApp +57 3003636295. Ademais, a Embaixada do Brasil estabeleceu um consulado móvel na cidade-sede, localizado no Hotel Hilton Colón, Sala La Pinta, que pode ser contactado a partir do email consulado.quito@itamaraty.gov.br e do telefone para emergências +593 99 520 1449.
O Estádio Monumental, onde será realizado o evento, acolherá mais de 50.000 espectadores, que poderão desfrutar da final única da Copa Libertadores 2022, enquanto milhões de torcedores em mais 100 países acompanharão o jogo através de canais de televisão e pela internet.
*Recebido da Embaixada do Equador
Deixe seu comentário