Getting your Trinity Audio player ready...
|
O Vietnã comemora sua data nacional dia 2 de setembro e a embaixadora Pham Thi Kim Hoa adianta que o país quer negociar Acordo de Livre Comércio com o Mercosul. Em entrevista exclusiva ao Diplomacia Business, a diplomata comenta sobre economia, agricultura, turismo e os efeitos negativos da Covid-19. A seguir, a íntegra da entrevista:
O dia 2 de setembro de 1945 é a data nacional do Vietnã. Qual a importância dessa data?
Embaixadora Pham Thi Kim Hoa – Em 2 de setembro de 1945, na Praça de Ba Dinh (em Hanói), o presidente Ho Chi Minh, o grande líder da nação vietnamita, pronunciou a Declaração de Independência, declarando o nascimento da República Democrática do Vietnã que é atualmente República Socialista do Vietnã. O Juramento de Independência fez unir os corações do povo vietnamita, que levantou a Bandeira Vermelha com a Estrela Amarela para avançar no processo de revolução, superando dificuldades e sacrifícios, a fim de proteger a independência, soberania, unidade, integridade territorial, o direito de autodeterminação e o direito de buscar a felicidade de cada povo.
Desde então, pela primeira vez, o Vietnã foi nomeado no mapa-múndi. Com o espírito de “Nada é mais precioso do que independência e liberdade”, o povo vietnamita protegeu e reconstruiu o Vietnã das cinzas depois das guerras, criando um perfil completo do Vietnã, hoje muitas vezes mais forte e um país de prestígio no cenário internacional. A Declaração de Independência é concisa, destacando conteúdos de importância histórica e de época para o povo vietnamita, que contribui para a libertação humana. É o início da era da independência e da liberdade dos povos coloniais e oprimidos em todo o mundo.
Que mensagem a senhora gostaria de dar aos seus conterrâneos, nesta data de comemoração, especialmente aos que estão no Brasil?
Embaixadora Pham Thi Kim Hoa – A Data Nacional anualmente é um grande feriado de toda a nação. Uma oportunidade para os vietnamitas, no país e no exterior, lembrarem e apreciarem os méritos de seus antepassados, lembrarem e agradecerem ao Presidente Ho Chi Minh e aos heróis nacionais que sacrificaram seu sangue pela independência da pátria. É, ainda, uma oportunidade para as gerações futuras olharem para trás na árdua e heroica jornada da nação, cultivarem o patriotismo e continuarem a se dedicar para a nação.
O Partido e o Estado do Vietnã sempre consideraram os expatriados vietnamitas como uma parte indispensável da nação. Os vietnamitas no Brasil e em todo o mundo têm laço de sangue com a pátria, contribuem para a estreita solidariedade, ajudando uns aos outros, ampliam as relações amistosas entre o Vietnã e as nações internacionais. Os recursos no exterior foram fortemente aproveitados, especialmente na luta para proteger a soberania das ilhas.
Por ocasião da Data Nacional, gostaria de enviar meus melhores desejos à diáspora no mundo, desejando à comunidade vietnamita no mundo inteiro que se una e supere as dificuldades da pandemia para voltar à vida normal em breve. Saúde, felicidade e paz sempre.
Como a senhora vê as relações bilaterais Vietnã-Brasil e quais as principais ações em andamento?
Embaixadora Pham Thi Kim Hoa – Para o Vietnã, o Brasil tem sido o principal parceiro na América do Sul. Ao longo dos anos, as relações bilaterais continuaram a se desenvolver positivamente no espírito comum de apoio mútuo ao desenvolvimento socioeconômico em cada país. O ponto positivo nas relações Vietnã-Brasil é o comércio econômico, que tem mantido o ímpeto constante nos últimos anos. O volume de negócios bilateral cresceu significativamente e exponencialmente desde que os dois países estabeleceram uma Parceria Abrangente em julho de 2007, passando de 78 milhões de dólares em 2007 para 4,6 bilhões de dólares em 2020, atingindo 3,25 bilhões de dólares apenas nos primeiros seis meses de 2021. Acredito que os dois países ainda têm muitos espaços para cooperar, especialmente no contexto em que o Vietnã e os membros do Mercosul estão investigando a possibilidade de negociar um Acordo de Livre Comércio Vietnã – Mercosul.
Ambos os países têm forças na agropecuária. O comércio agrícola tem sido uma área de cooperação excepcional promovida pelos dois lados. O Vietnã e o Brasil possuem muitos grupos de produtos complementares e grande potencialidade de cooperação. O Brasil é um grande mercado com 210 milhões de pessoas com diversas demandas por produtos agrícolas, enquanto o Vietnã possui uma indústria pecuária desenvolvida que precisa de uma oferta abundante de ração animal. Em particular, os dois lados continuam a negociar a abertura de mercados agrícolas, promovendo o comércio agrícola e, ao mesmo tempo, compartilhando experiências na produção agrícola, agricultura orgânica, biodiversidade.
Com base na Parceria Abrangente, a cooperação nas áreas de cultura, educação e turismo continua a ser fortalecida, tornando-se uma ponte para aproximar os dois povos. Como as vacinas contra a Covid-19 já têm sido cada vez mais populares em todo o mundo, assim como no Vietnã e no Brasil em particular, acredito que essas atividades de cooperação continuarão a ser ampliadas.
A economia no Vietnã é uma das que mais crescem no mundo. A que a senhora atribui esse crescimento e em quais áreas principais se dá?
Embaixadora Pham Thi Kim Hoa – As conquistas históricas importantes foram alcançadas após 35 anos de inovação, especialmente na manutenção da estabilidade política e na criação de um ambiente favorável de negócios, equilibrando o crescimento econômico e concretizando os objetivos de desenvolvimento sustentável. Tudo isso tem ajudado o Vietnã a ganhar a confiança de amigos internacionais, tornando o país um destino atraente no Sudeste Asiático, tanto para investidores quanto para turistas estrangeiros.
A política externa do Vietnã foca na manutenção da independência, autonomia, paz, cooperação e desenvolvimento; na diversificação e multilateralização nas relações exteriores; na integração internacional ativa; tornando o país em um parceiro confiável e em um membro responsável da comunidade internacional.
Hoje, o Vietnã tem relações oficiais com 189 dos 193 países. Já assinamos 15 acordos de livre comércio e estamos negociando mais dois. Setenta e nove países já reconheceram o Vietnã como uma economia de mercado. Em 2020, o Vietnã esteve entre os poucos países que conseguiram manter uma taxa de crescimento de 2,91% do PIB e foi considerado uma das 16 economias emergentes bem-sucedidas do mundo com uma rápida recuperação econômica em forma de letra V.
Em 2020, o Vietnã emergiu com um orgulho no controle da disseminação do Covid-19; na flexibilidade nas políticas de negócios e suporte; na participação ativa nos acordos comerciais bilaterais e multilaterais; na exploração de oportunidades a partir do reposicionamento das cadeias de suprimentos regionais e internacionais; na promoção de reestruturação organizacional e tecnológica, transformação digital, transformação de modelos, participação mais profunda nas cadeias globais de valor, rumo ao crescimento rápido e sustentável.
Em 2021, o Vietnã continua enfrentando vários desafios no contexto da pandemia, que afetou a economia em muitos aspectos pela situação internacional cada vez mais complexa e imprevisível. No entanto, com as políticas e diretrizes certas do Partido Comunista e do Estado, juntamente com as mãos de toda a comunidade empresarial e do povo do Vietnã, bem como da comunidade internacional, o Vietnã em breve poderá controlar a pandemia Covid-19 para se concentrar na promoção do desenvolvimento socioeconômico de forma mais sustentável e eficaz.
Apesar do crescimento, a economia do Vietnã, como todas as economias no mundo, deve ter sido afetada pela pandemia. Foram muitos os prejuízos? Como está hoje o turismo no Vietnã – uma de suas fortes áreas?
Embaixadora Pham Thi Kim Hoa – Assim como todos os países do mundo, o Vietnã enfrenta os impactos negativos da pandemia Covid-19, afetando a economia e a vida das pessoas, especialmente no contexto de novas variantes de vírus resistentes a vacinas. Atualmente, o número de casos de covid-19 em nosso país está aumentando, mas no geral ainda está sob controle.
Para enfrentar este desafio, o Governo e o povo vietnamita estão fazendo o possível para combater a pandemia, mobilizando todos os recursos existentes para apoio na linha de frente. O governo do Vietnã está fazendo os maiores esforços para controlar o risco de disseminação, incluindo seguir rigidamente as diretrizes da Organização Mundial da Saúde (OMS), adotar todas as medidas sociais, avaliar riscos em tempo hábil, manter o distanciamento social, rastreamento de contato e isolamento, ampla testagem e, o mais importante, a aceleração da campanha de vacinação em todo o país. As empresas farmacêuticas vietnamitas têm realizado pesquisas para desenvolver vacinas. Além disso, o Estado do Vietnã realiza uma missão dupla: a prevenção da pandemia e o desenvolvimento econômico, continuando a criar condições para que as empresas mantenham a produção para se recuperarem e expandirem após a pandemia ser controlada.
Embora o Vietnã seja um ponto brilhante da segurança em todo o mundo, a indústria turística do Vietnã não está imune a grandes perdas depois de sofrer quatro ondas Covid-19 desde o início de 2020. Devido às restrições à imigração e aos voos comerciais, a indústria turística do Vietnã tem enfrentado muitas dificuldades: restaurantes, hotéis e serviços fechados, trabalhadores desempregados. No entanto, acredito que as dificuldades podem ajudar a indústria turística do Vietnã a encontrar resistência, resiliência interna, criatividade para encontrar oportunidades no meio dos desafios. Também espero que, com a ciência moderna de hoje, a pandemia seja controlada em breve para que a indústria turística do Vietnã, em particular, bem como a indústria do turismo mundial, se recupere e volte a crescer novamente.
Que recado a sra. gostaria de deixar para quem quer conhecer o Vietnã?
Embaixadora Pham Thi Kim Hoa – O Vietnã é um país que ama a paz e experimentou muitos altos e baixos na história. Cada período deixa sua própria marca, preservada em obras históricas, museus, áreas expositivas, etc. A beleza cultural do Vietnã se reflete na história de mais de 4000 anos sagrados de existência. Além dos sítios históricos, o Vietnã possui muitas paisagens reconhecidas pela UNESCO pela sua beleza impressionante. Com o clima tropical, o Norte do país tem quatro estações distintas. O Vietnã sempre atrai turistas com sua própria beleza. Vocês ficarão surpreendidos com as longas praias, areia branca e vão desfrutar a culinária das três regiões extremamente diversas e ricas, com muitas especialidades regionais. Acredito que quando você vir ao Vietnã, você terá a oportunidade de experimentar uma cultura diversificada, rica, cheia de identidade nacional com o recebimento caloroso dos vietnamitas.