Getting your Trinity Audio player ready...
|
Os franceses votaram neste domingo (24) em uma eleição que deu a vitória ao presidente centrista Emmanuel Macron, pró-União Europeia, que manteve-se no cargo após vencer a candidata de direita Marine Le Pen.
Pesquisas de opinião dos últimos dias apontavam uma liderança sólida e ligeiramente crescente para Macron, que se confirmou nas urnas, onde teve 58% dos votos.
Macron, de 44 anos, que também venceu Le Pen na última eleição presidencial, em 2017, declarou após ter sido confirmado como mandatário do país por mais cinco anos: “De agora em diante, não sou mais o candidato de um campo, mas sim o Presidente de todos”.
O presidente reeleito disse ter consciência que a escolha por seu nome o torna depositário do apego à República, afirmou que o “silêncio” dos eleitores que não votaram também tem significado e que precisa “governar para todos em volta, e a raiva e os desentendimentos precisam encontrar respostas”.
Agora, o grande desafio de Macron será ganhar as eleições parlamentares em junho para garantir uma maioria viável para a implementação de seus programas.
* Com informações de RFI e VOA.