Getting your Trinity Audio player ready...
|
Vasillos Philippou, Embaixador da República de Chipre no Brasil, fez uma visita de cortesia ontem (18) ao Embaixador da África do Sul, Vusi Mavimbela.
As discussões incluíram o impacto da comunidade cipriota na economia e na cultura da África do Sul. Os dois Chefes de Missão também discutiram as relações África do Sul/Brasil e Brasil/África.
O Embaixador Cipriota é um grande fã de Nelson Mandela e expressou o seu apreço pelo legado do primeiro Presidente democraticamente eleito da África do Sul.
As relações diplomáticas entre a África do Sul e Chipre foram estabelecidas em 10 de dezembro de 1993. O Embaixador da África do Sul na Grécia é credenciado numa base não residencial em Chipre e a África do Sul tem um Cônsul Honorário em Chipre. Um Consulado Geral Cipriota foi estabelecido em Joanesburgo em março de 1994 e elevado ao status de embaixada em 1999.
A África do Sul alinhou-se com o direito internacional sobre a “Questão de Chipre” e reconhece a República de Chipre como um governo legítimo.
Os países, com excelentes e duradouras relações bilaterais, tem mantido fortes laços também devido à grande e influente comunidade cipriota grega na África do Sul. Esta comunidade serve de ligação entre a África do Sul e Chipre, tanto no domínio político como econômico.