Getting your Trinity Audio player ready...
|
No marco da “parceria estratégica de pleno direito”, aconteceu ontem (16) uma reunião amigável entre o Embaixador de Belarus Sergey Lukaschevich e o Embaixador da China no Brasil, Zhu Qingqiao.
Entre outros assuntos, falaram principalmente sobre multipolaridade, BRICS, desenvolvimento sustentável e cooperação com o Brasil.
Relações Belarus-China
Belarus apoia o país asiático em questões relativas aos seus interesses fundamentais, assim como a China apoia firmemente o país europeu na adoção de um caminho de desenvolvimento adequado às suas condições nacionais e opõe-se à interferência de forças externas nos assuntos internos de Belarus sob qualquer pretexto.
Aleksandr Lukashenko, presidente de Belarus, visitou a China várias vezes durante o período de 1995 a 2019, procurando desenvolver laços diplomáticos e econômicos com a China. Em 1 de março de 2023, Lukashenko e Xi apelaram conjuntamente a um acordo de paz “o mais rápido possível” na invasão russa da Ucrânia em 2022, declarando a sua “profunda preocupação com o desenvolvimento do conflito armado na região europeia e extremo interesse no mais rápido possível estabelecimento da paz na Ucrânia
BRICS
As nações BRICS abrangem cerca de 27% da superfície terrestre do mundo e 42% da população global.
Brasil, Rússia, Índia e China estão entre os dez maiores países do mundo em população, área e PIB (PPC), e os três últimos são considerados superpotências atuais ou potenciais superpotências emergentes.