A OAB Nacional realizou, nesta segunda-feira (30), o webinário “Fome, Segurança Alimentar, Nutrição e Agricultura Sustentável”, com o objetivo de debater “Fome Zero e Agricultura Sustentável”, o segundo Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS 2), da agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU).
O evento foi promovido pela Comissão Especial Brasil/ONU de Integração Jurídica e Diplomacia Cidadã para Implementação dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas da OAB (CEBRAONU) e contou com a participação de advogados, especialistas em relações internacionais, parlamentares, cientistas políticos, representantes de embaixadas e de entidades de direitos humanos.
Participaram do evento online diversas autoridades, como o espanhol Ignacio Ybáñez, embaixador de União Europeia no Brasil, Yang Wanming, embaixador da China no Brasil e Katyna Argueta, do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD). Presidido pelo advogado Thomas Law, o evento da CEBRAONU também ouviu a senadora Kátia Abreu (PP-TO) e os deputados federais Nilto Tatto (PT-SP) e Roberto de Lucena (PODE-SP).

Eles abordaram as ações do governo e de organizações civis que subscrevem à Agenda 2030 para o combate à insegurança alimentar que atinge, segundo estudos, 55% dos domicílios brasileiros”. Foram apresentados algumas estatísticas que mostram como a pandemia do novo coronavírus influenciou nas condições de vida no pais, destacando ainda a capacidade de produção do agronegócio brasileiro e a importância da preservação ambiental para garantir a produção de alimentos.
Na sua fala, Ybañez esmiuçou como funciona o “Green Deal” ou Pacto Ecológico Europeu, conjunto de políticas e estratégias articulado pela Comissão Europeia a fim de conter a ameaça do aquecimento global. Ele explicou ainda sobre as parcerias da União Europeia com órgãos governamentais e organizações da sociedade civil, como o Instituto SocioAmbiental (ISA) para a implementação da agenda de sustentabilidade da UE e da ONU.
Já Wanming relatou como a China enfrentou o problema da insegurança alimentar e tem aplicado políticas públicas que promovem a sustentabilidade.
Ao longo de 3 horas, foram realizados painéis com os temas: “A pesquisa agropecuária como vetor da segurança alimentar no Brasil”; “Acesso a alimentos como possibilidade econômica e escolha política”; “Os programas nacionais de segurança alimentar e a agenda do futuro”; e “Experiências internacionais de sucesso”. O evento na íntegra pode ser acompanhado pelo canal da OAB Nacional no YouTube.
Deixe seu comentário