Getting your Trinity Audio player ready...
|
O Embaixador da Ucrânia no Brasil, Andrii Melnyk, encontrou-se, na quarta-feira (3) com o Embaixador do Reino da Arábia Saudita no Brasil, Faisal Ghulam. Durante o encontro, o Embaixador ucraniano apreciou a contribuição ativa da Arábia Saudita no caminho para alcançar uma paz duradoura e justa na Ucrânia.
O Reino da Arábia Saudita é um dos parceiros comerciais mais importantes da Ucrânia no Oriente Médio. De acordo com as estatísticas ucranianas, em 2021 o volume de negócios de mercadorias entre a Ucrânia e a Arábia Saudita ascendeu a 957,1 milhões de dólares.
As exportações ucranianas totalizaram 768,60 milhões de dólares (+6,9% face aos indicadores de 2020), as importações sauditas – 188,5 milhões de dólares (+85%), com o saldo de 580,1 milhões de dólares a favor da Ucrânia.
Promissoras para a cooperação entre os dois países são as áreas da energia (petróleo e gás, fontes de energia renováveis e seu desenvolvimento), construção (projectos de infra-estruturas), transportes (aéreos, marítimos, urbanos), gestão da água (habitação), engenharia.
Ao mesmo tempo, o envolvimento das tecnologias ucranianas no Reino saudita também é considerado uma questão importante, bem como a combinação de capacidades da Ucrânia e da Arábia Saudita para implementar projetos conjuntos nos dois países e em países terceiros.
Os empresários e empresas sauditas continuam bastante ativos na entrada no mercado agrícola ucraniano. Em setembro de 2018, a empresa líder saudita “Saudi Agricultural and Livestock Investment Co.” (SALIC), fundada pelo Fundo de Investimento Público soberano KSA, através de uma subsidiária britânica, celebrou um acordo para adquirir a holding agrícola nacional Mriya, que se tornou o maior contrato no setor agrícola na independência da Ucrânia, e demonstrou a importância da Ucrânia para a segurança alimentar.