Os Embaixadores residentes dos países da ASEAN visitam Manaus nesta semana, com apoio do Itamaraty. O objetivo foi aprofundar sua visão sobre a região amazônica e identificar possibilidades de cooperação com seus países.
A Secretaria de Estado de Meio Ambiente do Amazonas (Sema), reuniu-se com os representantes de sete países membros da Associação das Nações do Sudeste Asiático (ASEAN): Indonésia, Malásia, Mianmar, Filipinas, Vietnã, Singapura, Tailândia, além de representantes do Itamaraty.
A reunião ocorreu na sede da Secretaria de Meio Ambiente e foi articulada pelo Ministério das Relações Exteriores. De acordo com o secretário de Meio Ambiente do Amazonas, Eduardo Taveira, a reunião foi uma oportunidade de estreitar laços, com nações consideradas exemplos em inovação e tecnologia para países em desenvolvimento, como o Brasil.
Para a chefe do escritório de representação do Itamaraty na região Norte, Maria Deize Camilo Jorge, a visita da comitiva no Amazonas abre o caminho de possibilidade para investimentos na região.
“O conhecimento que eles poderão adquirir aqui com as visitas in loco poderão esclarecer ou até mesmo desfazer qualquer má impressão, qualquer erro de comunicação que tenha ocorrido anteriormente. É de suma importância que eles conheçam a grandeza não só da região como do povo da Amazônia, para que desperte neles o interesse para investir e contribuir para o progresso e desenvolvimento socioeconômico”, pontuou a representante do Itamaraty.
A delegação da ASEAN também foi recebida no Centro de Biotecnologia da Amazônia, para apresentações sobre os desafios do desenvolvimento com inclusão social e ambiental, programas de proteção ambiental e pesquisas com bioplásticos.
Com 667 milhões de habitantes, PIB nominal de US$ 3,6 trilhões e taxas elevadas de crescimento econômico, a ASEAN é o terceiro maior parceiro comercial do Brasil (US$ 28,9 bilhões em 2021). No ano passado, o Brasil apresentou candidatura a parceiro de diálogo setorial da ASEAN.
* Com informações do Itamaraty e Agência Amazonas.