Getting your Trinity Audio player ready...
|
No âmbito da participação na Conferência Internacional da Diáspora Africana nas Américas, o Embaixador da Guiné-Bissau no Brasil, M’bala Fernandes, visitou, junto com o Embaixador de Moçambique no Brasil, Jacinto Maguni, o Terreiro São Jorge Filho da Gomeia- Lauro de Freitas.
Durante o encontro, tiveram a oportunidade de conhecer a tecelagem de ” Pano de Costa”, bastante semelhante com o pano de “pinti” da Guiné-Bissau. A visita teve como objetivo realizar um estudo comparado entre ritual de tecelagem e cerimonial cultural, religioso, turístico e econômico em comparação ao ” pano de pinti” guineense, como uma aposta da valorização africana e herança africana no continente americano.
Os embaixadores se mostraram gratos à matriarca do Terreiro São Jorge Filho da Gomeia- Lauro de Freitas, Mameto Kamuricy, pela hospitalidade e a humildade de receber os representantes africanos e por transmitir a sua sabedoria através da oralidade.
A ocasião contou também com a presença da Professora Artemisa Candé da UNILAB, que foi apresentar o Terreiro aos embaixadores.