Getting your Trinity Audio player ready...
|
No dia 11/01, a Embaixadora da República Tcheca no Brasil, Pavla Havrlíková, e sua equipe encontraram-se com sua homóloga, a Ambaixadora do Brasil na República Tcheca, Sônia Regina Guimarães Gomes.
Na pauta, discutiram-se temas bilaterais e futuros desafios de 2024 e, ainda, de outros assuntos que aproximam os dois países.
O Brasil foi o primeiro país da América Latina a reconhecer a Tchecoslováquia como país soberano e independente já em dezembro de 1918 (Tchecoslováquia foi criada em 28 de outubro de 1918).
Em 1920 o primeiro Embaixador tchecoslovaco entregou suas credenciais para o presidente brasileiro Epitacio Pessoa e no ano seguinte o Embaixador brasileiro Carlos Lemgruber Kropf assumiu sua função na Tchecoslováquia. Em 1931 foi assinado o primeiro Acordo comercial e de taxas entre os dois países.
Em 1960 as missões diplomáticas dos países foram promovidas ao nível de Embaixadas. Atualmente, o Brasil tem Embaixada na capital Praga e a República Tcheca tem Embaixada em Brasília e Consulado Geral em São Paulo.
O diálogo bilateral recebeu novo impulso com a visita do Presidente Luiz Inácio Lula da Silva a Praga (2008). A instituição da Comissão Mista Bilateral (2009) e a assinatura de acordo na área de defesa (2010), a parceria entre Embraer e Aero Vodochody (2011) e a aproximação entre agências espaciais representaram novas possibilidades para o aprofundamento e diversificação do relacionamento bilateral.