A embaixadora Maria Laura da Rocha assumiu o cargo de secretária-geral do Ministério das Relações Exteriores nesta quarta-feira (4) em cerimônia no Palácio do Itamaraty, em Brasília. Ela é a primeira mulher a ocupar o cargo – o segundo mais importante da diplomacia brasileira.
Na cerimônia de pose afirmou que este é um momento de “renascimento” do Brasil para o mundo. Reforçou que vai priorizar a reconstrução de pontes com a comunidade internacional.
Também assumiu compromisso com o aumento da inclusão e da diversidade na carreira diplomática. “Vamos cuidar para que o Itamaraty seja um ator engajado… para ampliar o número de mulheres, negras e negros, pessoas menos favorecidas e candidatos de todas as regiões do país recrutados para as nossas carreiras”, asseverou.
Elencou as ações que o novo Itamaraty pretende realizar. “O Brasil terá de reconstruir pontes com países e grandes foros de debate, a começar pela sua própria região sul-americana e na América Latina e Caribe, além de colocar em marcha uma nova dinâmica no relacionamento com a África, com a Ásia e com parceiros prioritários como a Europa, os Estados Unidos, a China e os demais membros do Brics (bloco formado por Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul)”, disse.
Diplomata de carreira desde 1978, durante os primeiros governos de Luiz Inácio Lula da Silva.Maria Laura da Rocha foi chefe de gabinete do então chanceler Celso Amorim. Chefiou a missão brasileira junto à FAO (Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura) e a missão brasileiro junta à Unesco. Seu último cargo no exterior foi de embaixadora do Brasil em Bucareste, na Romênia.
* Com informação das agências.
Deixe seu comentário