Getting your Trinity Audio player ready...
|
A Embaixadora das Filipinas para a Somália, residente no Quênia, Marie Charlotte G. Tang, apresentou as suas credenciais ao Presidente da Somália, Hassan Sheikh Mohamud, na Villa Somalia, em Mogadíscio, tornando-se a primeira Embaixadora das Filipinas a ser acreditada no país.
Durante a cerimônia, Tang transmitiu as calorosas saudações do Presidente Ferdinand R. Marcos Jr. ao Presidente Mohamud e ao povo Somali. A Embaixadora elogiou os ganhos de segurança e socioeconômicos na Somália sob a liderança do Presidente Mohamud e reafirmou o total apoio das Filipinas ao progresso contínuo do país.
Ela expressou o seu desejo de trabalhar com o governo somali na exploração de áreas de cooperação para melhorar ainda mais as relações bilaterais.
O Presidente Mohamud transmitiu o seu agradecimento ao Presidente Marcos por ter nomeado um embaixador na Somália. Ele expressou a sua esperança de que as empresas filipinas considerem as oportunidades de investimento na Somália, destacando os ricos recursos marítimos do país e as melhorias contínuas nas infra-estruturas.
Enquanto esteve no país, Tang também se reuniu com membros da comunidade filipina na Somália, muitos dos quais são profissionais e trabalhadores qualificados que trabalham com agências da ONU e prestadores de serviços à ONU.
A Somália, localizada no Chifre da África, possui o litoral mais longo da África continental e possui mais de 3.000 quilômetros ao longo do Golfo de Aden e do Oceano Índico.
Embora o país tenha sido atingido por décadas de crises políticas e econômicas, registrou recentemente avanços na promoção da segurança, do desenvolvimento e da resiliência. Em 2023, a Somália foi oficialmente admitida como o mais novo membro da Comunidade da África Oriental (EAC).
As Filipinas e a Somália estabeleceram relações diplomáticas em 20 de Abril de 1976, sendo a Somália um dos 12 países africanos sob a jurisdição da Embaixada das Filipinas no Quênia.
Com informações do Ministério das Relações Exteriores das Filipinas.