Getting your Trinity Audio player ready...
|
Uma comitiva federal fez nesta segunda-feira (27) uma visita ao estado do Amazonas onde participou de um evento promovido pela União dos Povos Indígenas do Vale do Javari (Univaja). A intenção é marcar a presença do Poder Executivo na retomada das ações em defesa da vida e dos direitos das populações vulnerabilizadas socialmente.
A embaixadora do Reino Unido no Brasil, Stephanie Al-Qaq, participou da comitiva. Um dos motivos da presença do governo inglês na viagem é porque o do jornalista inglês, Dom Phillips, foi assassinado na região, juntamente com o indigenista Bruno Pereira, em junho de 2022.
Durante a visita, uma série de ações na região foram anunciadas. Uma delas é a inclusão de defensores de direitos da região no Programa de Proteção aos Defensores de Direitos Humanos, Comunicadores e Ambientalistas. O governo federal também anunciará a repactuação com o executivo local para que a parceria do Programa de Proteção, que termina em 2023, seja renovada pelos próximos anos.
Agradeço à Ministra @GuajajaraSonia, Presidente de IBAMA @rodrigoagost e Presidenta da FUNAI @JoeniaWapichana, pela oportunidade de me juntar a este marco de reinício na TI do Vale do Javari. Seguiremos em contato próximo do governo para cooperações futuras. pic.twitter.com/3AoOG62nSN
— Stephanie Al-Qaq (@salqaq) February 27, 2023
Rita Oliveira, secretária executiva do Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania (MDHC), lembrou os assassinatos do indigenista Bruno Araújo Pereira e do jornalista britânico Dom Phillips como exemplos de violações de direitos a serem enfrentadas para que novas tragédias não se propaguem.
Na visita também foi criado um grupo de trabalho responsável por articular a estruturação de uma política de Estado permanente para os defensores de direitos humanos, comunicadores e ambientalistas, além dos povos indígenas, setores frequentemente ameaçados em suas liberdades e direitos no Amazonas.
Além do MDHC, também integram a comitiva federal os ministérios dos Povos Indígenas; da Saúde; do Meio Ambiente e da Mudança Climática; da Justiça e Segurança Pública, incluindo a Secretaria Especial de Saúde Indígena (Sesai); Polícia Federal; a Polícia Rodoviária Federal; a Força Nacional; o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) e o Ministério Público Federal.
- Com informações de Agência Brasil.