Getting your Trinity Audio player ready...
|
A Embaixadora do México no Brasil, Laura Esquível, realizou, na tarde desta sexta-feira (08), em sua Residência Oficial, a mostra gastronômica “Maíz Azul”, com a presença da renomada chef mexicana Zahie Tellez para apresentar o ingrediente recém desenvolvido em sua homenagem, o milho azul (Maíz H303 – ZAHIE).
Esquível iniciou seu discurso dizendo que Zahie é uma das melhores chefs de todo o México, sendo considerada uma embaixadora da cozinha mexicana. “O dia de hoje me enche de orgulho, pois nem sempre a autêntica culinária mexicana está disponível por aqui. A culinária mexicana não é muito conhecida, então é um dia especial”, completou.
A embaixadora destacou em sua fala que idealizou que o evento acontecesse junto dos amigos, com os colegas diplomatas e também com aqueles que amam o mundo gastronômico e que cozinham diariamente.
“As sementes sempre viajam e nos falam de nossos antepassados. Para mim homenagear uma semente é algo muito importante. No México nós nos consideramos filhos do milho. Acho que uma das filhas mais representativas é sádica, ela cozinha e quero recebê-la”, finalizou sua fala.
A chef Tellez, por sua vez, disse que “esse milho que leva meu nome, é para mim uma responsabilidade muito grande e acima de tudo, um amor indescritível, porque é a primeira vez na história do México que isso acontece”.
“Em homenagem aos astecas, o México dá esse milho ao mundo. Temos 62 variedades de milho nativo, e esse milho azul é produzido, ele não é assim na natureza. Não somos feitos de carne e osso, o milho está em nossas veias”, prosseguiu.
Lembrou também que “no México, como em muitas partes da América Latina, a cozinha não é desperdiçada. Usamos a espiga, as folhas, os cabelos do milho, assim como as guias da abóbora, a semente e até a flor”.
Pratos
Creme salgado
Na oportunidade, a chef mexicana explicou sobre o cardápio do dia, informando que “a primeira coisa a ser degustada é um atole de cuitlacoche, uma “bebida” pré-hispânica feita com massa de milho azul”. O cuitlacoche, que é o fungo do milho, é considerado uma iguaria no México, onde é cozido e geralmente consumido com uma tortilha no meio para experienciar uma boa sensação.
Tortilha frita com ceviche de peixe
Tellez explicou que este prato não é tão picante e acompanha tortilhas de milho azul fritas. Em termos gastronômicos, o ceviche é definido como uma preparação de peixe ou marisco marinado em suco ou molho cítrico.
Pamonha de cogumelos
“Este prato é bastante parecido com o que têm aqui no Brasil e também compartilhamos muitas variedades de pamonhas com países da América Latina. Com relação a Venezuela, com o Peru, com a Colômbia, o nosso milho é diferente”.
O prato é preparado com massa de milho batida com banha, “tequesquite” com água e cascas de tomate, sendo recheado com vários cogumelos cozidos com cebola, tomate, epazote, pimenta jalapeño ou chipotle. É embrulhado em palha de milho e cozido no vapor, e feito especialmente na estação das chuvas, quando os cogumelos silvestres abundam nas comunidades rurais do Estado do México.
Sopa de mariscos com torresmo
“Finalmente temos uma sangüeza, um prato oaxacano do sul do país, que nada mais é do que a massa do milho. Embora pareça um pouco estranho, esse milho é triturado, cozido nos seus sucos e misturado com os mariscos”.
Suflê de milho
“Para finalizar, temos a sobremesa, que é um suflê de milho macio que leva um pouco de tofu”.
Conheça Zahie Tellez
Nascida no México, Tellez teve a oportunidade de, ao longo de sua carreira, compartilhar seu amor pela culinária através de programas de televisão transmitidos do México à Argentina, passando por países como Colômbia, Venezuela e Peru no canal El Gourmet.
Seu percurso culinário começou na infância, onde fundiu as ricas heranças de suas duas avós: a libanesa e a mexicana. Estas influências culturais plantaram em Tellez as sementes da curiosidade e criatividade na cozinha, guiando-a no desenvolvimento de uma visão única e uma ligação profunda com a comida.
Maíz azul H-303 Zahie
O Instituto Nacional de Pesquisa Florestal, Agrícola e Pecuária desenvolveu um novo híbrido de milho azul e chamou-o de H-303 Zahie.
Este milho azul trilinear, desenvolvido pelo pesquisador e PhD, Ricardo Ernesto Preciado Ortiz, é resultado de anos de dedicação e estudo. Está adaptado às regiões subtropicais e possui propriedades nutricionais excepcionais.
No evento estiveram presentes embaixadores, representantes do corpo diplomático, imprensa, amigos do México e amantes da gastronomia.