O governador em exercício do Paraná, Darci Piana, recebeu nesta quarta-feira (08) a embaixadora de Bangladesh no Brasil, Sadia Faizunnesa, no Palácio Iguaçu. Durante o encontro, ambos manifestaram interesse em estreitar relações com o objetivo de desenvolver novas parcerias entre o país oriental e o Estado.
Piana aproveitou a conversa para apresentar as potencialidades do Paraná, destacando uma série de ações em andamento no Estado, como o maior pacote de concessões rodoviárias do País, que deve ir a leilão na Bolsa de Valores, e também o projeto da Nova Ferroeste, que busca investidores para a construção da ferrovia que vai conectar Maracaju, no Mato Grosso do Sul, com Paranaguá, no Litoral do Paraná.
O governador também apresentou uma série de projetos nas áreas de tecnologia, sustentabilidade, preservação ambiental e segurança pública, além das estruturas eficientes das cooperativas e da educação estadual.
Neste ano, Brasil e Bangladesh celebraram 50 anos de amizade diplomática, uma relação que tem se desenvolvido cada vez mais com o passar dos anos. “Os negócios estão começando a crescer e queremos fazer mais negócios com o Paraná”, disse a embaixadora Sadia Faizunnesa.
Para isso, um dos primeiros passos foi a decisão do país em ter um cônsul de Bangladesh no Paraná. “Queremos uma assistência para estreitar nossa relação econômica”, ressaltou Faizunnesa. “Bangladesh é um ótimo mercado para o Brasil. Essa é uma discussão muito importante e espero que vire ação. Seria muito bom conectar nosso país com o Paraná”.
Agricultura
Outro ponto de semelhança entre o estado paranaense e Bangladesh é a agricultura, com destaque para a produção de cereais, leguminosas e oleaginosas.
“É impressionante como temos similaridades entre Bangladesh e o Paraná. Não somos iguais, mas também exportamos tilápia para a Europa. Produzimos alimentos, mas ainda temos muito o que aprender, principalmente com o sistema de armazenamento. Também queremos ter contato direto com produtores de soja do Paraná para ampliar nosso mercado”, afirmou a embaixadora.
Ela também destacou as exportações de Bangladesh para países como Estados Unidos, Austrália e Alemanha de itens de vestuário, como seda e couro, e também reforçou o desejo do país em diversificar as suas importações.
Desenvolvimento Sustentável
Piana e a embaixadora também falaram sobre projetos de desenvolvimento, o Banco da Mulher Paranaense a implementação dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU). Os ODS compõem a Agenda 2030 – uma agenda de desenvolvimento proposta pela ONU em 2015 para guiar boas práticas dos países para os próximos 15 anos. Ela integra 17 objetivos, entre eles a erradicação da pobreza, igualdade de gênero, energia renovável, educação de qualidade e crescimento econômico.
* Com informações de Agência Estadual de Notícias.
Deixe seu comentário