Getting your Trinity Audio player ready...
|
Na sexta-feira (15), em Porto Alegre, a Embaixadora da Polônia no Brasil, Bogna Janke, participou da cerimônia de inauguração do Centro João Paulo II de Estudos da Cultura Polonesa na Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC). O Centro foi criado em colaboração com a Universidade Católica de Lublin, na Polônia
Em seu discurso, Janke lembrelou a visita de João Paulo II a Porto Alegre em 1980. Foi graças a ele que muitos brasileiros se interessaram por seus antepassados poloneses e decidiram cultivar as tradições e a língua de seus avós. O legado do Santo Padre é uma ponte cultural entre a Polônia e o Brasil, países geograficamente distantes, mas espiritualmente tão próximos.
A diplomata também agradeceu aos reitores de ambas as universidades, o Irmão Evilázio Teixeira e o Padre Mirosław Kalinowski, por seu trabalho em fortalecer a cooperação acadêmica entre Polônia e Brasil e em constituir o Centro.
Palavras de agradecimento também foram dirigidas ao seu antecessor, o Embaixador Jakub Skiba, que deu impulso a esse empreendimento, à Cônsul-Geral em Curitiba Marta Olkowska, ao Cônsul Honorário Sergio Sechinski, ao Padre Zdzislaw Malczewski e a todos aqueles envolvidos neste notável projeto.