Getting your Trinity Audio player ready...
|
Na manhã de hoje (30/08), a Embaixadora da Espanha no Brasil, María del Mar Fernández-Palacios, realizou um café da manhã especial na Residência Oficial do país com a imprensa para uma conversa informal sobre sua chegada ao Brasil.
Nascida em Montellano, na Sevilha, María del Mar Fernández-Palacios foi indicada como nova embaixadora da Espanha no Brasil em maio deste ano, sendo a primeira mulher da Espanha a assumir este cargo.
Formada em Geografia e História, ela já tem 33 anos de carreira diplomática, e já esteve na Representação Permanente da Espanha junto à OTAN. Serviu como embaixadora de seu país na Nicarágua e já passou pela Ucrânia, China, Cuba e Marrocos, em outras posições.
María Fernandez-Palacios já esteve anteriormente no Brasil, onde ocupou o cargo de Conselheira Cultural e de Cooperação Técnica na Embaixada espanhola entre os anos 1998 e 2002. Ela conta que na época viajou bastante e teve a oportunidade de conhecer vários lugares interessantes no Brasil.
No dia 29 de agosto, a diplomata apresentou as cartas credenciais, juntamente com seis outros embaixadores, ao presidente da República Federativa do Brasil, Jair Messias Bolsonaro. As cartas, assinadas pelo Rei Felipe VI, dão continuidade a missão de fortalecer a longa e frutífera parceria entre a Espanha e o Brasil.
“O Brasil é um país muito especial. A cerimônia foi muito bonita, muito agradável. É um ambiente muito acolhedor, nos sentimos muito bem recebidos”, disse María Fernandez-Palacios ao falar sobre a cerimônia da entrega das credenciais no Planalto. Super simpática, a nova embaixadora contou que ao ser nomeada ao cargo no Brasil foi presenteada pelo seu marido com um brinco de pedras brasileiras.
Ao longo da conversa, María Fernández-Palacios falou de diversos assuntos, entre eles, edestacou as atividades intensas realizadas pelo Colégio Miguel de Cervantes, uma escola espanhola que fica localizada no Morumbi, em São Paulo. A instituição atende alunos desde a educação infantil até o ensino médio.
A embaixadora espanhola disse também que as relações entre a Espanha e o Brasil são excelentes e que com potencial para serem ainda melhores. “Nos primeiros meses de meu mandato, pretendo ter contatos com as principais instituições culturais, fazer visitas em São Paulo, Rio de Janeiro e outras cidades para analisar os interesses conjuntos entre nossos países”, disse a embaixadora.
Ela é casada e tem 5 filhos. Seu esposo é militar e atualmente trabalha em Bruxelas, na Bélgica. A diplomata disse que já está planejando a época natalina para se reunir com sua família que infelizmente não pode acompanha-la desta vez.