A Prefeitura de Campinas (SP), o laboratório dinamarquês Novo Nordisk, a Embaixada da Dinamarca e o Impact Hub lançaram nesta sexta-feira, 31 de março, o programa Cities Changing Diabetes (Cidades Mudando a Diabetes).
O objetivo é fortalecer iniciativas de redução da obesidade e, com isso, achatar a curva da incidência de diabetes tipo 2. Campinas é a primeira cidade do Brasil a aderir ao programa, presente em mais de 40 cidades do mundo. O lançamento foi em uma cerimônia no Salão Vermelho do Paço Municipal, da qual parrticipou a embaixadora da Dinamarca, Eva Bisgaard Pedersen.
Durante o evento, o prefeito Dário Saadi assinou a “Declaração da Diabetes Urbana” ou “Urban Diabetes Declaration”, uma carta de compromissos que os municípios participantes do Cities Changing Diabetes assinam ao fazer a adesão. O documento define os cinco princípios que direcionam as ações: promoção da saúde, equidade, saúde em tudo, engajamento comunitário e parcerias.
No município, o objetivo é formar os profissionais das secretarias de Saúde, Educação e Esportes e Lazer para que eles desenvolvam atividades, incluindo as intersetoriais, que ajudem os usuários a ter cuidados em relação ao sobrepeso e à obesidade.