Getting your Trinity Audio player ready...
|
Foto: AETOSwire
A Arábia Saudita dá prioridade à paz e à prosperidade em seus esforços para trazer estabilidade e segurança ao Oriente Médio apesar da contínua volatilidade geopolítica na região, disse, no Encontro Anual do Fórum Econômico Mundial (WEF) 2024, a Princesa Reema Bandar Al-Saud, Embaixadora do Reino da Arábia Saudita nos Estados Unidos da América.
“O Reino não colocou a normalização no centro da sua política. Colocou a paz e a prosperidade no centro da sua política”, disse ela numa sessão sobre ‘Arábia Saudita: O Curso Adiante’. Sua Alteza Real a Princesa Reema enfatizou o foco da Arábia Saudita no “povo palestino que merece um Estado, uma soberania e um caminho irrevogável. É assim que obtemos segurança. Levamos paz, trazemos prosperidade, trazemos segurança e entregamo-la através do Estado palestino.”
Na mesma sessão, Adel A. Aljubeir, Ministro de Estado dos Negócios Estrangeiros da Arábia Saudita, Membro do Conselho de Ministros e Enviado para o Clima, falou da necessidade de abordar as alterações climáticas de forma científica, dissociada das emoções e da hipocrisia. “O apetite mundial por energia é ilimitado. O aumento adicional do fornecimento de energia tem de provir de recursos não petrolíferos”, disse Aljubeir, notando que “estamos a dizer que temos um problema, e o problema tem a ver com as alterações climáticas. E precisamos de enfrentar este problema de uma forma séria e científica. Precisamos lidar com isso sem emoções, precisamos lidar com isso sem tentar ganhar pontos políticos.”
Mohammed Aljadaan, Ministro das Finanças da Arábia Saudita, enfatizou que o Reino está determinado a duplicar o que está a fazer na sua economia porque a região e o mundo precisam de um saudita forte. Aljadaan destacou que o PIB não petrolífero do Reino está a crescer, o desemprego está no nível mais baixo e a participação das mulheres na força de trabalho já ultrapassou a meta estabelecida na Visão Saudita 2030.
Em sessão anterior sobre “O Dilema Económico da MENA: Reformas em Meio à Incerteza”, Sua Excelência Faisal F. Alibrahim, Ministro da Economia e Planeamento da Arábia Saudita, descreveu a natureza resiliente da região. Ele disse que o Médio Oriente “sempre sai dos desafios como uma versão melhor de si mesmo”, acrescentando que tem a oportunidade de “co-autor do futuro da economia global”.
Alibrahim abordou as transformações nacionais, destacando a importância de entregar “de forma consistente com ousadia e com o objetivo de colaborar com o mundo. A Visão 2030 é uma evolução, uma transformação que nos está a levar para onde queremos estar como economia e sociedade”, afirmou.
Pela manhã, uma sessão sobre “Regeneração dos Oceanos através da Inovação Colaborativa” explorou abordagens e soluções para desafios ambientais.
Fonte: BusinessWire.