O embaixador do Quênia no Brasil, Lemarron Kaanto, e a sua comitiva estiveram presentes na 46ª Fimec (Feira Internacional de Couros, Produtos Químicos, Componentes, Máquinas e Equipamentos para Calçados e Curtumes), nesta semana, nos pavilhões da Fenac, em Novo Hamburgo.
Após a cerimônia de abertura, o embaixador teve um breve encontro com a prefeita de Novo Hamburgo, Fátima Daudt e com o vice-governador do Rio Grande do Sul, Gabriel Souza.
Por meio da secretaria de desenvolvimento econômico de Novo Hamburgo, Paraskevi Bessa-Rodrigues, a comitiva se encontrou com o gerente regional do Sebrae Marco Aurélio Copetti. O embaixador tem entre os seus objetivos explorar perspectivas comerciais no setor de couro para a exportação para o seu país e a Secretaria de Desenvolvimento Econôimco (Sedec) atuará como o ponto focal para avançar nas negociações com a embaixada queniana.
Em Caxias do Sul
Kaanto também esteve, nesta sexta-feira (10), na Festa das Colheitas, em Caxias do Sul. Ele realizou uma série de encontros com lideranças políticas, empresariais e de educação. No estande da Prefeitura, o diplomata foi recepcionado pelo prefeito Adiló Didomenico, vice-prefeita Paula Ioris, secretário de Turismo, Ricardo Daneluz, e presidente da Comissão Comunitária da Festa Nacional da Uva, Fernando Bertotto, acompanhado das soberanas Pricila Zanol, Bianca Ott e Bruna Mallmann.
O país africano tem interesse em iniciar processos de aproximação técnica e comercial, atendendo demandas identificadas em reunião realizada em Brasília, que foi organizada pela Mobilização por Caxias do Sul (MobiCaxias), representada na visita pelo presidente Rodrigo Postiglione.
A comitiva queniana também fez visitas à Câmara de Indústria, Comércio e Serviços, Universidade de Caxias do Sul, Marcopolo e Empresas Randon.