O Embaixador do Panamá no Brasil, Miguel Lecaro Bárcenas, esteve, na última semana no Centro Universitário de Patos de Minas (UNIPAM), onde recebeu 65 alunos panamenhos que receberam bolsas para ingressar nos cursos de Agronomia, Medicina Veterinária, Mecânica de Precisão e Odontologia. Na ocasião, uma cerimônia foi realizada no Centro de Convenções e Eventos (CCE) da referida instituição para dar as boas-vindas aos estudantes internacionais.
A iniciativa é uma parceria do Centro Universitário de Patos de Minas (UNIPAM) com o Instituto Daniel Franco (IDF) do Panamá. Com total apoio das autoridades panamenhas e de suas representações diplomáticas no Brasil, bem como das representações diplomáticas brasileiras no Panamá, o programa de graduação para alunos panamenhos do UNIPAM, que faz parte das ações do Núcleo de Internacionalização e Mobilidade Acadêmica (NIMA) da IES, é resultado dos brilhantes esforços e das intensas negociações empreendidas pelo presidente do IDF, Prof. Dr. Daniel de Oliveira Franco, e do coordenador do programa e docente do centro universitário, que, também, integra o IDF, Prof. Me. Fabrício Rocha de Oliveira.
Os estudantes selecionados receberão bolsas de estudos ofertadas pelo Instituto para la Formación y Aprovechamiento de Recursos Humanos (IFARHU) do governo da República do Panamá. O UNIPAM prestará os serviços de formação acadêmico-ético-profissional e o IDF organizará a logística de deslocamentos e de manutenção.
O IDF segue em tratativas com outros países para o estabelecimento de acordos que possibilitem a criação de novos programas, no UNIPAM, de cursos de graduação, de pós-graduação e de extensão para alunos estrangeiros. Além disso, o IDF já anunciou a vinda de 20 alunos, também do Panamá, na terceira semana de agosto, para o curso de extensão de Introdução às Agrociências, com duração de quatro meses.
*As informações são da UNIPAN.