Getting your Trinity Audio player ready...
|
O embaixador do Japão, Teiji Hayashi, está em visita à Campo Grande onde cumprir agenda este final de semana. Ele chegou à capital do Mato Grosso do Sul na manhã desta sexta-feira (18), onde participou da inauguração de reforma da escola Visconde de Cairu.
Posteriormente, encontrou-se com o governador Reinaldo Azambuja e com a prefeita Adriane Lopes no Bioparque do Pantanal, onde participou do ‘Seminário Internacional – Mato Grosso do Sul e Japão – Conectando Novos Caminhos’. O evento é promovido pela Associação Nipo Brasileira e visa intensificar o intercâmbio econômico, cultural e científico entre Mato Grosso do Sul e Japão.
O embaixador destacou a parceria e amizade entre os dois países e afirmou que há possibilidade de ampliar as relações comerciais com o Estado. “Há uma longa história de cooperação com Mato Grosso do Sul, particularmente no setor agrícola. Estou buscando um maior desenvolvimento das relações em áreas como a agricultura de precisão e a soja comestível”, disse.
“Japão e Brasil tem uma parceria global estratégica. Temos várias relações, uma longa história em vários setores: política, economia, cultura, tecnologia. Temos mais de 2 milhões de imigrantes e descendentes no Brasil e 200 mil brasileiros que trabalham e estudam no Japão. Temos laços muito fortes”, acrescentou.
Além de Teiji Hayashi, seminário também contou com a presença de Masayuki Eguchi, representante chefe no Brasil da JICA (Agência de Cooperação Internacional do Japão).
Agenda de sábado
Neste sábado, o embaixador visita as associações da comunidade japonesa de Campo Grande pela manhã, além de participar de almoço com as entidades. À tarde, se encontrará com o governador eleito Eduardo Riedel. Às 20h, Teiji Hayashi estará presente na abertura oficial do Festival do Japão em Campo Grande.
Entre janeiro e outubro de 2022 o Mato Grosso do Sul exportou US$ 304 milhões para o Japão. As relações comerciais com o país cresceram consideravelmente neste ano, em comparação com o ano passado, com aumento de 400% no faturamento dos produtos enviados.
Festival do Japão
O festival de cultura japonesa é promovido pela AECNB (Associação Esportiva e Cultural Nipo Brasileira) de Campo Grande, que oferece ao público extensa programação com shows musicais, atrações culturais, workshops e atividades para todas as idades.
A expectativa é receber ao menos 50 mil pessoas na 2ª edição do Festival do Japão MS, ocupando 60 mil m² de área do clube de campo da associação.