Na noite de quarta-feira (12), o embaixador da Palestina no Brasil e Decano do Conselho dos Embaixadores Árabes, Ibrahim Alzeben, em nome do Conselho dos Embaixadores Árabes, realizou em sua residência um jantar de despedida para o embaixador do Estado do Catar no Brasil, Ahmed Bin Ibrahim Al-Abdullah.
Na solenidade estiveram presentes embaixadores de diversos países árabes; o embaixador da Liga Árabe, Qais Shqair; o secretário de África e Oriente Médio do Ministério das Relações Exteriores, embaixador Carlos Duarte e vice-presidente da Câmara de Comércio Árabe-Brasileira, Mohamed Murad .
O embaixador palestino elogiou o empenho do colega catari e a singular representação de seu país no Brasil, destacando também seu apoio às atividades do Conselho. “Como é difícil encurtar a distância de mais de cinco anos de relacionamento, convivência e trabalho conjunto, com um ilustre embaixador que, a todos os respeitos, era um apoiador do Conselho e defensor da causa palestina”, sublinhou Alzeben.
O Secretário do Oriente Médio, Europa e África, Embaixador Carlos Sobral Duarte, por sua vez, agradeceu o Conselho de Embaixadores e elogiou o empenho do Embaixador Al Abdullah no fortalecimento das relações Catari-Brasileiras.
Em sua fala, o vice-presidente da Câmara de Comércio Árabe-Brasileira, Mohamed Murad elogiou o papel do embaixador do Catar ao longo dos últimos cinco anos, em elevar o nível de intercâmbio comercial entre os dois países em 200 por cento, que ultrapassou um bilhão e meio de dólares.
A cerimônia terminou com um discurso muito emotivo do Embaixador catari na qual manifestou agradecimento ao Conselho de embaixadores árabes e a sua felicidade por cumprir as suas funções, reforçando que leva consigo as melhores memórias do Brasil e seu povo amistoso. Em reconhecimento aos esforços de Ahmed Bin Ibrahim Al-Abdullah no fortalecimento das relações de seu país com o Brasil, o governo brasileiro concedeu ao diplomata condenação de mais alta valia.