Representantes da Universidade Federal da Goiás (UFG) reuniram-se com interlocutores internacionais em Montevidéu no dia 11 de março. A secretária de Relações Internacionais da Universidade, Lais Thomaz, esteve com o embaixador do Brasil no Uruguai, Antônio José Ferreira Simões e participou do Conselho de Reitores da Associação de Universidades Grupo Montevidéu (AUGM).
Na reunião com o embaixador, a secretária e o diretor do Mercosul Luiz Gonzaga apresentaram o acordo entre a UFG e o Mercosul que prevê a participação de docentes, técnicos-administrativos e estudantes em atividades relacionadas à pesquisa, publicações e estágio de alunos de graduação e pós-graduação no âmbito do Bloco. Segundo Lais, o embaixador sinalizou que gostaria de mais estudos sobre o Mercosul, que são importantes para aumentar o fluxo de comércio de Goiás com os outros países membros do grupo.
A Assembleia da AUGM marcou os 30 anos da entidade, uma rede de universidades públicas, autônomas e autogovernadas da Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Paraguai e Uruguai. O evento contou com a presença do ministro da Educação e Cultura do Uruguai, Pablo da Silveira, e da prefeita de Montevidéu, Carolina Cosse. A secretária da UFG destacou a importância do evento não só pelos 30 anos da Associação e sua consolidação como um das principais fóruns de articulação para internacionalização da cooperação Sul-Sul, mas também pela defesa da América do Sul e América Latina.
Ainda na reunião da AUGM, também foi discutida e elaborada uma carta que será assinada pela AUGM e Enlaces (Espaço Latino-americano e Caribenho de Educação Superior) para ser apresentada na Conferência Mundial de Ensino Superior em maio, em Barcelona. De acordo com Lais, a Carta defende valores fundamentais da educação superior como bem público, social, que é dever do estado, e defende a educação pública como direito humano.

Deixe seu comentário