Esta semana, no Quartel-General do Exército (QGEx), o Embaixador do Brasil na Itália, Hélio Vitor Ramos Filho, proferiu uma palestra sobre as relações entre Brasil e Itália. A apresentação foi prestigiada pelo Comandante do Exército, General de Exército Freire Gomes, por membros do Alto Comando do Exército, por generais da guarnição de Brasília e por coroneis do Quartel-General.
Na oportunidade, o Embaixador tratou das características culturais e da história da Itália; versou sobre acordos bilaterais do país com o Brasil e comentou sobre a importância que a população italiana atribui à Força Expedicionária Brasileira (FEB), tropa que ajudou a libertar a Itália na Segunda Guerra Mundial. Após a palestra, o Embaixador presenteou o Comandante do Exército com uma medalha alusiva aos 200 anos da Imperatriz Teresa Cristina, italiana que foi esposa do Imperador D. Pedro II.
Embaixador
Nascido em Salvador (BA), o Embaixador Hélio Vitor Ramos Filho formou-se em 1981 no Instituto Rio Branco. Em setembro de 2019, ele assumiu o posto de Embaixador brasileiro na Itália, Malta e San Marino. Com passagens por Washington, Lima e Roma, Ramos Filho já exerceu as funções de cônsul-geral em Miami e ministro-conselheiro na Embaixada em Lisboa.
* Com informações do Centro de Comunicação Social do Exército.
Deixe seu comentário