Maurício Medeiros de Assis, Embaixador do Brasil em Timor-Leste, reuniu-se em 15 de junho com a Direção do Partido Socialista de Timor (PST) para abordar assuntos relacionados com a cooperação bilateral. Ele foi recebido pelo presidente do partido,Avelino Coelho, e o Secretário-Geral Azancot de Menezes.
Desde março de 2021 em Timor-Leste, Assis abordou na visita institucional os propósitos da cooperação entre o Brasil e Timor-Leste em setores como educação, formação profissional e agricultura.
Segundo o diplomata brasileiro, a partir de 2024 diversos projetos de cooperação do Timor-Leste com o Brasil estarão totalmente implementados.
O diplomata lembrou a importância da língua portuguesa, comum aos dois povos. Destacou ainda o papel do Centro de Formação de Becora, com a aposta em novos cursos, e a participação do Brasil na “criação de raiz de uma escola superior de educação”, uma iniciativa que vai ao encontro das propostas políticas do PST.
Na área da agricultura, o embaixador mencionou igualmente a vontade do Brasil em cooperar na formação de cooperativas de crédito, considerando que é também uma prioridade na cooperação com Timor-Leste.
* Com informações de Jornal Tornado