O Conselho Internacional da Associação Comercial do Distrito Federal (CIACDF) reuniu-se com o embaixador de Trinidad e Tobago, Gerard Greene, nesta terça-feira (18). Na oportunidade, trataram de potenciais oportunidades de investimento e de negócios entre o país caribenho e a região Centro-Oeste do Brasil.
O embaixador Greene asseverou que seu país tem interesse em aumentar o fluxo de importação e exportação com o Brasil. “Queremos ampliar o comércio e o investimento. Por isso, é muito importante compartilharmos informações com entidades brasileiras ligadas ao comércio e à produção”.
Disse ainda que “o Brasil é um país com um grande mercado, com muitas oportunidades de comércio. Como país produtor, temos produtos de maior valor agregado, então há muito para oferecer, como nosso chocolate, produtos de moda, e também no setor de serviços, pois contamos com profissionais capacitados”.
Fernando Brites, presidente da Associação Comercial, ressalta que a Associação Comercial é a pioneira na capital. “Surgimos 3 anos antes da inauguração de Brasília. Desde o início, fomos a entidade norteadora do comércio, indústria e serviço no DF. No cenário atual, nada mais lógico do que procurarmos internacionalizar a ACDF, na busca desa troca de experiência e cooperação no que tange aos processos produtivos e de comércio”.
Avaliando a reunião com o embaixador de Trinida e Tobago, Brites, afirmou estar surpreso pelos dados apresentados: “Apenas de ser um país relativamente pequeno, tem um PIB alto e uma economia bastante diversificada, com muitas coisas boas a oferecer”.
Também participaram do encontro Liselle Gene, primeira secretária da embaixada de Trinidad e Tobago; Gil Vicente Gama, presidente do CIACDF; Elna Souza, vice-presidente de Relações Exteriores do CIACDF; e Wlanir Santana, vice-presidente de Relações Institucionais do CIACDF.