Getting your Trinity Audio player ready...
|
O governo do Espírito Santo busca estreitar as relações com Portugal e, para isso, está viabilizando a abertura de um escritório de negócios no país europeu.
Este foi um dos assuntos discutido nesta segunda-feira (13) no Palácio Anchieta, em Vitória, quando foi assinado um termo de cooperação entre o Estado e Portugal. O Embaixador de Portugal no Brasil, Luís Faro Ramon, fez sua primeira visita oficial ao Espírito Santo, onde encontrou-se com representantes do governo estadual, do comércio e da indústria.
Memorando de Entendimento e Escritório de negócios facilitarão a relação comercial
Durante sua visita ao estado, o Embaixador Faro participou do evento “Espírito Santo: as perspectivas e oportunidades da relação com Portugal”, no Palácio Anchieta, em Vitória. Na ocasião, foi assinado o Memorando de Entendimento entre o Estado do Espírito Santo e a Câmara Portuguesa de Negócios no Estado, com o objetivo de discutir e articular temas relevantes, além dos projetos de interesse mútuo. O governador Renato Casagrande sancionou, na presença do Embaixador, o decreto estadual que irá estabelecer o dia 10 de junho como dia da comunidade luso-capixaba.
Ao firmar a cooperação com Portugal, o governo capixaba se propõe a criar oportunidades e ampliar a discussão de pautas nas áreas de educação, saúde, segurança pública, meio ambiente, mudanças climáticas, desenvolvimento econômico, desenvolvimento sustentável, apoio ao fortalecimento econômico feminino, combate à desigualdade e discriminação, além da inovação tecnológica, intercâmbio cultural, entre outras. A partir da assinatura, o documento passa a ter validade até 31 de dezembro de 2022.
Ele também reuniu-se com a Federação das Indústrias do Espírito Santo (FINDES) e visitou o FindesLab. Esteve ainda na sede da distribuidora de energia EDP em Vitória, onde testemunhou a assinatura de um protocolo da empresa com a Câmara Portuguesa de Negócios do Espírito Santo.
Outro resultado importante da visita foi a formalização de um escritório de negócios do Espírito Santo em Portugal. Amós Alves de Souza, cônsul honorário de Portugal no Espírito Santo, acredita que isso deverá orientar e facilitar o relacionamento de negócio entre os capixabas e o país lusitano.
Para o embaixador português, “a abertura do escritório do governo do Espírito Santo lá, vai ajudar, sendo um passo mais no sentido de aprofundar a relação e dar ao português a possibilidade de negócio com o Espírito Santo, mas apresentar ao empresário do Estado a realidade portuguesa atual”.
Em entrevista ao telejornal Bom Dia ES, o diplomata destacou que o Porto de Vitória é uma porta de entrada e saída, além de ser um cartão de visita do Espírito Santo. Ele acredita que o modal de transporte capixaba pode ser mais aproveitado por Portugal.
“Já temos uma relação comercial significativa. Importamos do Espírito Santo minerais, frutas frescas, como o mamão. O Espírito Santo é considerado um estado importante para facilitar importação e exportação com seus seis portos”, assegurou.
* Com informações da TV Gazeta e Assessoria de Comunicação da Sectides.