Getting your Trinity Audio player ready...
|
O Embaixador de Portugal no Brasil, Luis Faro Ramos, esteve ao início da tarde do dia 22 com Joana Vasconcelos no Museu Oscar Niemeyer, em Curitiba. A renomada artista portuguesa inaugura a exposição “Extravagâncias”, a sua maior exposição individual no Brasil.
O Museu Oscar Niemeyer propõe, com com um público recorde de 1,6 milhão de pessoas. Em 2018, Joana Vasconcelos tornou-se a primeira artista portuguesa a ter uma exposição individual no Guggenheim de Bilbao, a quarta melhor daquele ano no ranking do The Art Newspaper e a terceira mais visitada da história do museu.
Atualmente, em 2023, expôs nas Galerias Uffizi e no Palácio Pitti, em Florença, ao lado de mestres clássicos como Leonardo Da Vinci, Michelangelo, Caravaggio e Botticelli.
Extravagância
Reconhecida pelas esculturas monumentais e instalações imersivas, a portuguesa Joana Vasconcelos convida os visitantes a mergulharem num universo jamais criado no Museu Oscar Niemeyer. “Extravagâncias” reúne obras com dimensões estratosféricas, como a “Valquíria Miss Dior” e a “Valquíria Matarazzo”, além de uma mostra de maquetes que permite explorar a ligação da arte com o espaço e a arquitetura. Essa grandiosa exposição ocupa não só o Olho, os andares da torre e os espaços Araucária, como transformam, pela primeira vez, a rampa do Museu em um extraordinário espaço expositivo. A curadoria de Marc Pottier revela instalações e esculturas que extrapolam e invadem o espaço do Museu, dando um vislumbre da extensa trajetória profissional de Joana Vasconcelos, que, com humor e ironia, questiona o estatuto da mulher, a sociedade de consumo e a identidade coletiva.
As informações são da Embaixada de Portugal no Brasil e do Museu Oscar Niemeyer.