A comunidade do Grão-Ducado de Luxemburgo em Curitiba fez a sua contribuição ao Desafio das 100 Mil Árvores no Parque Barigui nesta quinta-feira (9). Eles participaram do plantio de 24 ipês roxos na área que fica atrás do Museu do Automóvel. Uma das árvores, já adulta, veio transplantada do Horto da Barreirinha com o caminhão transplantador da Secretaria Municipal do Meio Ambiente.
A secretária Marilza do Carmo Oliveira Dias acompanhou o embaixador de Luxemburgo, Carlo Krieger, e a cônsul honorária no Paraná, Andrea Menezes Viana, nos plantios.
Marilza destacou que “voltamos a reunir os curitibanos de todas as origens para ajudar a deixar a cidade mais verde e forte no enfrentamento às mudanças climáticas”.
O embaixador se disse honrado por poder participar do plantio em sua primeira visita a Curitiba. “É preciso parabenizar o trabalho do prefeito Rafael Greca na área ambiental”, disse. Krieger lembrou que a comunidade luxemburguesa no Paraná é uma das maiores e mais antigas do Brasil.
Os primeiros imigrantes chegaram ao Brasil com passaporte alemão, estabelecendo-se nos três estados da região Sul e, no Paraná, no núcleo de Rio Negro, no ano de 1829. Apenas em Curitiba, são 5 mil pessoas. E a representação consular existe no Estado desde junho deste ano.
Parceria
Também fez parte da visita do embaixador Krieger ao Paraná uma reunião com o vice-governador Darci Piana, que apresentou os potenciais do estado – oportunidades de investimentos e projetos nas áreas de infraestrutura, agronegócio, economia, turismo, ciência e tecnologia e ensino superior.
O Paraná tem uma história de laços econômicos e comerciais com o país europeu desde a década de 1920, com serviços financeiros bancários, fundos de investimentos e na indústria do aço. Em São José dos Pinhais, está localizada a maior empresa de carga aérea luxemburguensa, a Cargolux. Trata-se de uma das maiores companhias aéreas e transporte da Europa.
Para o embaixador de Luxemburgo, o Paraná é um grande parceiro potencial para assuntos econômicos, sociais, políticos, culturais e principalmente de sustentabilidade. “Estou muito feliz por estar aqui negociando com o Governo do Paraná, um Estado que tem um potencial muito grande, que possui laços históricos com Luxemburgo”, celebrou.
O diplomata acredita que investidores do seu país possam formar parcerias com o Paraná, principalmente nos projetos ligados ao meio ambiente. “Eu acho que temos muitas possibilidades de trabalhar juntos como, por exemplo, os títulos verdes e outros investimentos, como os fundos luxemburgueses”, afirmou.

* Com informações da Prefeitura de Curitiba e da Agência de Notícias do Paraná.
Deixe seu comentário