Getting your Trinity Audio player ready...
|
O Presidente da República do Suriname, Chandrikapersad Santokhi, credenciou e aceitou cartas de credenciais do Embaixador da Zâmbia no Brasil, Glyne Michelo, como Embaixador Não-Residente da República da Zâmbia na República do Suriname com residência em Brasília, Brasil.
A cerimônia de entrega das cartas credenciais foi realizada em Paramaribo, capital do Suriname, com o Embaixador Michelo recebendo uma guarda militar de honra.
Ao receber as cartas credenciais, o Presidente Santokhi apelou às empresas zambianas para investirem no Suriname, indicando que o país da América do Sul tem um grande potencial, especialmente na mineração, agricultura e silvicultura.
“Convido os investidores da Zâmbia a virem investir no Suriname porque é uma nação em ascensão, um país rico em recursos que se concentra no desenvolvimento econômico sustentável. Se for um terreno que você precisa para investimento, nós lhe daremos terreno, temos terreno suficiente para investimento”, disse o presidente Santokhi.
O Presidente Santokhi também fez destaques significativos sobre o setor energético do Suriname ao Embaixador Michelo. O Chefe de Estado disse que o Suriname tem um futuro promissor no sector do petróleo e do gás, o que representa descobertas significativas e relações sustentadas. A Zâmbia está pronta para beneficiar do crescimento nesta área.
Acrescentou que a primeira produção de petróleo offshore do país deverá ser comercializada no ano de 2028. Disse ainda que a empresa petrolífera estatal, Staatsolie, produz actualmente 17.000 barris de petróleo por dia e é uma empresa verticalmente integrada activa na exploração, perfuração, produção e refinação de petróleo e produtos petrolíferos, que é também uma área de potencial colaboração entre o Suriname e a Zâmbia.
Em resposta, o Embaixador Michelo agradeceu ao Presidente do Suriname pela oportunidade de apresentar as suas cartas credenciais e transmitiu uma mensagem de boa vontade do Presidente Hakainde Hichilema. Acrescentou ainda que o Presidente Hichilema deseja fortalecer as relações da Zâmbia com o Suriname.
O Embaixador Michelo descreveu ao Presidente do Suriname as áreas de interesse da Zâmbia que são de possível cooperação com o Suriname. Ele indicou que a Zâmbia está pronta para partilhar conhecimento e tecnologia com o Suriname sobre agricultura tropical, diversificação de culturas e práticas agrícolas sustentáveis.
“Vossa Excelência, a Zâmbia está focada no crescimento do seu setor agrícola, como pode ser visto pelo enorme investimento que o governo está fazendo para garantir que o setor prospere mesmo no advento das alterações climáticas, a fim de garantir a segurança alimentar do seu povo, disse Michelo. Não é fácil, mas estamos criando mecanismos para garantir que o nosso povo tenha segurança alimentar”.
O Embaixador sublinhou ao Presidente do Suriname a necessidade de colaborar em projetos de investigação agrícola para desenvolver novas variedades de culturas, melhorar o controle de pragas e doenças e aumentar a produtividade agrícola, uma vez que tanto o Suriname como a Zâmbia se encontram na região tropical.
Acrescentou que explorar oportunidades para facilitar o comércio e o acesso ao mercado para produtos agrícolas de ambos os países, alavancando os seus respectivos acordos comerciais regionais, por exemplo usando a Comunidade de Desenvolvimento da África Austral (SADC) e a Comunidade das Caraíbas, é fundamental para o progresso econômico nos dois países.
Fonte: Embaixada da Zâmbia no Brasil.