Desde 1918, a Polônia comemora em 11 de novembro a restauração de sua independência, liberdade e soberania após o fim da Primeira Guerra Mundial. Para celebrar essa data tão importante, o embaixador polonês no Brasil, Jacub Skiba, recebeu convidados na sede da embaixada em Brasília.
A solenidade foi prestigiada por embaixadores, membros do corpo diplomático, autoridades do governo e amigos da Polônia Música, comidas e bebidas típicas, discursos e um recital maravilhoso de piano da renomada pianista polonesa, Ewa Poblocka foram os destaques da noite.
Ao longo de seu discurso, o embaixador Jacub Skiba falou sobre a importância desse dia para toda a nação polonesa que remete à recuperação de seu território depois de mais de 123 anos de ocupações por três países vizinhos. “A independência é a base de um sistema democrático de um país”, completou Skiba. Falou também sobre a triste situação na Ucrânia, garantindo todo o apoio de seu país aos refugiados.
No âmbito das relações bilaterais, Skiba disse que “há pouco mais de dois meses foram concluídos dois acordos entre a Polônia e o Brasil para impulsionar os negócios, fortificando, ainda mais, a longeva relação amistosa entre as duas nações; um acordo para evitar a dupla tributação e outro sobre a proteção de informações”.
O secretário de Oriente Médio, Europa e África do Ministério das Relações Exteriores do Brasil, embaixador Kenneth Nóbrega, falou durante a cerimônia que “em 2020, Brasil e Polônia comemoraram 100 anos de relações diplomáticas. Um momento singular que semeou a mais centenária amizade entre nossos povos foi a defesa da soberania da Polônia por Ruy Barbosa na segunda Conferência de Haia em 1907”.
Ainda segundo o embaixador brasileiro, o Brasil foi um dos primeiros países a reconhecer a independência polonesa na América Latina. “O Brasil continuará sua caminhada ao lado da Polônia, honrando a comunhão de valores e os laços de amizade que nos une”, finalizou o diplomata.
Perfil de Ewa Poblocka – Vencedora do 10º Concurso Internacional de Piano Fryderyk Chopin em Varsóvia (1980), do Concurso Internacional de Música Viotti em Vercelli (1977) e do Festival Internacional de Jovens Laureados em Bordeuax (1979). Estudou na Academia de Música de Gdansk, graduando-se com honras. Após completar seus estudos, teve a oportunidade de aprender com Rudolf Kerer, Tatiana Nikolaieva e Marha Argerich. É a primeira pianista polonesa a gravar os dois volumes de Das Wohltemperierte Klavier de Bach e desde 2020 realiza transmissões de “Start With Bach” e “Bach’s Cases” na rádio polonesa.
Deixe seu comentário