Getting your Trinity Audio player ready...
|
O vice-governador do Rio Grande do Sul, Ranolfo Vieira Júnior, recebeu, na tarde desta quinta-feira (18/11), no Palácio Piratini, o embaixador da Polônia no Brasil, Jakub Tadeusz Skiba. Como visita o Rio Grande do Sul pela primeira vez, o diplomata foi recebido com honrarias militares.
Durante o encontro, o embaixador destacou a identificação cultural entre a Polônia e o Rio Grande do Sul, em razão da presença de costumes e tradições de origem polonesa no Estado, trazidos por imigrantes no fim do século 19.
“Vejo muitas semelhanças entre o Rio Grande do Sul e o nosso país, nas tradições da grande comunidade polonesa existente aqui e também no forte entusiasmo pelo desenvolvimento, algo que tenho observado nesta visita e nos contatos que temos feito. Temos muito interesse em aproximar ainda mais essas relações, tanto na esfera cultural como na econômica, em áreas como tecnologia, transportes e agricultura”, disse o diplomata.
O vice-governador ressaltou que o Estado tem todo o interesse em promover a integração com o país europeu e que a equipe de governo está à disposição para facilitar o estreitamento dessa relação. Acompanhado do secretário de Planejamento, Governança e Gestão, Claudio Gastal, o vice Ranolfo ainda apresentou para a comitiva polonesa um vídeo mostrando a cultura e as potencialidades do Estado.
Ao fim da visita, Ranolfo presenteou o embaixador com um livro sobre a cultura gaúcha e recebeu como presente produtos típicos da Polônia. Também participaram do encontro o cônsul Honorário da Polônia no RS, Sérgio Sechinski, e o secretário de Desenvolvimento Econômico em exercício, Joel Maraschin.
O embaixador fica no Rio Grande do Sul até domingo (21). Hoje, o diplomata participa de reunião-almoço com líderes da Federação do Comércio de Bens e Serviços do Estado do Rio Grande do Sul (Fecomércio), da Federação da Agricultura do Rio Grande do Sul (Farsul) e da Federação das Indústrias do Rio Grande do Sul (Fiergs).