Ao longo desta semana, o embaixador da Itália no Brasil, Francesco Azzarello, faz sua primeira visita oficial ao Espírito Santo. Como parte da agenda, reuniu-se com o governador Renato Casagrande no dia 15.
Acompanhado pelo cônsul geral do Rio de Janeiro, Paolo Miraglia, e do cônsul honorário da Itália no ES, Roger Gaggiato, Francesco, ele explicou ao governo capixaba o desejo de criar uma câmara de comércio italiana no Espírito Santo, visando estreitar os laços comerciais o país europeu e estado brasileiro.
“A ideia de criar uma câmara de comércio italiana no Espírito Santo é importante porque vai criar um grupo de empreendedores, de industriais, de comerciantes, estável, que pode fortalecer o relacionamento bilateral [entre o estado e a Itália]”, afirmou o embaixador ao G1.
Ele acredita que o projeto deve começar a se desenvolver em breve. “É uma ideia que se concretizou hoje, não creio que leve muito tempo. Quando for organizada aqui, vamos enviar todos os papeis a Itália para aprovação”, explicou.
Centro Cultural

No encontro realizado posteriormente com o prefeito de Vitória, Lorenzo Pazolini, a comitiva italiana tratou da possibilidade de fundação de um centro linguístico-cultural italiano na capital do Espírito Santo.
A proposta é a câmara de comércio e o centro cultural sejam instalados no mesmo imóvel. “A ideia é ter cursos de língua, cultura. Se tivermos uma câmara de comércio, podemos ter cursos de língua especializados em linguagem comercial”, explicou o embaixador.
Em nota, a Prefeitura de Vitória disse que o assunto será estudado: “Visando estreitar ainda mais os laços entre Itália e Brasil, foram iniciados estudos para a disponibilização de um imóvel para a construção de um espaço destinado à cultura, arte, gastronomia e intercâmbio das línguas italiana e portuguesa”.
Atualmente, cerca de 60% da população do Espírito Santo são descendentes de italianos, considerados mais de 2 milhões de habitantes.
Novo posto de atendimento consular
Como parte da agenda, o embaixador Azzarello, jutamete com o Cônsul-Geral Paolo Miraglia e o Cônsul Honórario Roger Gaggiato inauguraram o posto de atendimento consular de Vitória.
Reunião na Fecomércio
Na mesma data, ele visitou a Federação do Comércio (Fecomércio/ES) acompanhado pelo cônsul italiano no Rio de Janeiro, Paolo Miraglia Del Giudice; o vice-cônsul honorário no Espírito Santo, Roger Gaggiatto; a presidente dos Comitês Rio de Janeiro e Espírito Santo, Ana Maria Cani de Almeida; e representantes do Comitês Italiano Rio de Janeiro e Espírito Santo.
A Fecomércio colocou à disposição o Sistema Comércio capixaba ao Consulado Italiano para intercâmbio e fomentar o comércio, serviços e turismo. Considerou relevante este relacionamento ser consolidado por meio da Câmara de Comércio.
* Com informações de Governo do Espírito Santo e Fecomércio.
Deixe seu comentário